INSTITUCIONAL

Frente Parlamentar de Combate às Fake News é instalada

  • Lançamento da Frente Parlamentar de Combate as Fake News, de qualquer viés ideológico, no âmbito da Casa Legislativa. No microfone o vereador Pedro Ruas
    Vereadores e deputados participaram da instalação da frente (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Lançamento da Frente Parlamentar de Combate as Fake News, de qualquer viés ideológico, no âmbito da Casa Legislativa.
    Ato contou com a presença do deputado federal Orlando Silva (Foto: Leonardo Freitas Lopes/CMPA)

Foi instalada na tarde desta sexta-feira (19/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre a Frente Parlamentar de Combate às Fake News. A frente foi proposta pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e teve sua criação aprovada pelo plenário da Câmara. 

“Esta frente é a sequência do trabalho desenvolvido no plano nacional”, afirmou Ruas. Ele enfatizou em sua fala a importância de combater o fenômeno das fake news, “que tanto infelicitou o nosso país”, disse.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), relator do projeto de lei das fake news na Câmara dos Deputados, participou do ato de instalação da frente. Ele afirmou que a resistência ao projeto é permeada por “falsas narrativas” e disse que 99% dos celulares no Brasil têm o WhatsApp instalado e que o Google domina 97% do mercado de buscas. “Estamos tratando de monopólios que, no limite, violam a nossa soberania nacional”, disse o deputado.

Silva afirmou que tem recebido sugestões para o projeto desde que foi aprovada a tramitação em regime de urgência e disse que “em duas semanas, deve haver um texto disponível para os líderes” das bancadas de deputados avaliarem se levam o texto a votação em plenário.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) disse que “enfrentamos uma campanha de fake news sobre o projeto de lei das fake news”, afirmando que houve uma “enxurrada de mentiras” em relação à iniciativa. A deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) destacou que “fake news elegem vereadores, prefeitos e deputados”.

A vereadora Biga Pereira (PCdoB) afirmou que “trazer esclarecimentos sobre o projeto de lei das fake news é uma contribuição civilizatória” e defendeu o “enfrentamento ao ódio e à desinformação”. O vereador Prof. Alex Fraga (PSOL) mencionou a queda nos índices de vacinação contra doenças como a poliomielite como uma das consequências da disseminação das fake news. “Precisamos enfrentar a desinformação e as redes de ódio para construir uma sociedade e uma vida mais democrática e respeitosa”, destacou o vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB).

O que são fake news

Conforme o requerimento do vereador Pedro Ruas para a instalação da frente, “as fake news são informações falsas, que não condizem com a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. Diariamente, esse tipo de conteúdo vem ganhando força, principalmente pela falta de análise de quem recebe e logo em seguida compartilha, sem considerar nenhum critério de verificação de autenticidade”.

 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)