Atividade Legislativa

Frente Parlamentar de combate as fakes news começa a preparar agendas

Atuação deverá abranger vários ambientes, buscando desmentir fatos inverídicos e estimular a comunidade a pesquisar informações antes de compartilhar

Orlando Silva e Ruas/ foto Daniel Blasius
Orlando Silva e Ruas/ foto Daniel Blasius

 Após a instalação da Frente Parlamentar de Combate as Fake News na Câmara de Vereadores de Porto Alegre ocorrida no dia 19 de maio de 2023, o vereador Pedro Ruas, líder da bancada do PSOL está organizando a agenda de ações que serão realizadas com vistas a levar à sociedade informações e propor o debate em torno do tema.

Além disso, a Frente Parlamentar de Combate estará recebendo denúncias e fazendo um trabalho de averiguação de grupo criminosos na Internet. "Tem sido um momento, pra nós, muito importante no enfrentamento com a direita nacional. Aqui na Câmara, somos 10 vereadores de esquerda contra 26 de direita", lembrou Pedro Ruas (PSOL), proponente da frente. No entanto, apesar dessa diferença, Ruas destaca, que contou com 32 votos para a aprovação da matéria, devido a importância do tema que prejudica a todos.  “Esta frente é a sequência do trabalho desenvolvido no plano nacional temos a responsabilidade de combater o fenômeno das fake news, que tanto infelicitou o nosso país”, enfatizou Ruas, na solenidade de instalação.

 A instalação contou com a participação do relator do PL 2630/2020 no Congresso Nacional, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), da deputada Fernanda Melchionna (PSOL), da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), os vereadores Alex Fraga (PSOL), Biga Pereira e Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), e a dirigente do PSOL de Cachoeirinha, Ester Ramos.

 

Texto

Jurema Josefa/Imprensa gabinete

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)