Reinstalação

Frente Parlamentar do Turismo abre trabalhos para 2017

Objetivo é discutir e propôr ações que promovam Porto Alegre como destino turístico

Na tribuna: Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel, presidente da Frentur (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

A Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) da Câmara Municipal de Porto Alegre foi reinstalada na tarde desta terça-feira (20/2) no Plenário Otávio Rocha.  Aberta ao público, a reunião foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que também preside essa iniciativa, e contou com a participação de entidades públicas e privadas ligadas ao setor de turismo.

Presentes na reunião e componentes da frente, os vereadores Matheus Ayres (PP), Adeli Sell (PT), Prof. Wambert (PROS), Cassiá Carpes (PP), Mendes Ribeiro (PMDB) e Felipe Camozzato (Novo) destacaram sua proximidade, trabalho e comprometimento com a defesa do turismo na Capital. Também integram a Frentur os vereadores Mônica Leal (PP), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Comandante Nádia (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB), Cassio Trogildo (PTB), Airto Ferronato (PSB) e Valter Nagelstein (PMDB).

Nedel abriu os trabalhos e destacou que a Frentur tem por objetivo discutir e propor ações de promoção de Porto Alegre como destino turístico, além de integrar os diversos setores do ramo, construindo parcerias entre eles. “Os trabalhos se pautarão na revitalização da orla e do Cais Mauá, na construção do Centro de Convenções, na ampliação do aeroporto, na valorização do Centro Histórico e na implantação do turismo religioso", disse. "A Frentur também trabalhará no combate às pichações e no resgate das pessoas em situação de rua.”

Componente da mesa, o vereador Adeli disse que deve haver sinergia entre entidades, órgãos e classes para a atração de turismo na Capital. “Quando fui secretário da Smic, muitas vezes recebia denúncia de algum estabelecimento comercial que partia de um concorrente”, afirmou. O parlamentar ainda destacou a importância do Carnaval para o fomento do turismo e disse que a cidade não precisa de grandes obras e inventar grandes eventos para turistas.

Ideias, ações e cooperação

Representando o secretário municipal de Desenvolvimento, Ricardo Gomes, o presidente executivo do PoA Convention & Visitors Bureau, Roberto Snell, servidor daquela pasta, disse que o trabalho da secretaria se pautará pela promoção e pelo estímulo de Porto Alegre. “Buscaremos ideias, ações e cooperação, pois o turismo é uma prioridade. É hora de sair do eu e ir para o nós”, concluiu. 

O público participante também se manifestou na tribuna, destacando, entre outros temas, as más condições do Centro; a dificuldade enfrentada pelo turismo náutico desde janeiro de 2016 com a instalação das obras na orla do Guaíba; as calçadas degradadas e o potencial de atração real de turistas que chegam pelo aeroporto, sendo 2 milhões que passam pela Capital tendo como destino final a cidade de Gramado.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)