TRANSPORTES

Frota de ônibus da Carris sem manutenção adequada

Vereador lamenta que a mais antiga empresa de ônibus urbano do Brasil,seja abandonada e dilapidada

Vereador Pedro Ruas
Vereador Pedro Ruas (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O descaso da Prefeitura de Porto Alegre em relação a empresa de transportes Carris foi motivo de denúncia e pedido de providências pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), durante sessão plenária dia 15/02/2023. Conforme Ruas, em visita realizada na empresa, atendendo convite de trabalhadores que estão preocupados com o caso, constatou que a empresa está abandonada, sem profissionais nas áreas afins. Detalhou, por exemplo, o caso de manutenção mecânica que na maioria dos casos é feita por trabalhadores que atuavam como cobradores. “A falta de manutenção dos ônibus representa um risco aos usuários do transporte público. E a utilização de profissionais não qualificados para resolver problemas mecânicos, é uma irresponsabilidade dos gestores”, disse Ruas.

De acordo com o vereador faltam peças e mão de obra especializada em mecânica. “Enquanto existir a Carris, nós devemos tratá-la como uma empresa necessária, útil, importante e vital para Porto Alegre”, disse Ruas que sempre foi contrário a privatização da empresa que é a mais antiga de transporte coletivo do país. De acordo com o seu histórico, a Carris nasceu com a autorização do imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Inicialmente operando bondes puxados a mula, em 1908 a companhia inaugurou o serviço de bondes elétricos, que foi desativado somente em 1970. Em 1928, a Carris passou também a oferecer o transporte por ônibus para as localidades onde as linhas de bonde não chegavam.

Um dos méritos da Carris sempre foi a regulação e expansão do transporte coletivo, sendo a empresa pioneira na abertura de novas linhas para atender demandas de pontos mais distantes dos núcleos mais povoados. As linhas de ônibus Transversais, lançadas em 1976, na administração de Guilherme Socias Villela, são um dos exemplos de como a empresa pode e deve ser administrada, visando atender as demandas dos usuários do transporte coletivo, destaca Pedro Ruas.

Texto

Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)