Sessão Solene

General Luiz Padilha recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao General Luiz Carlos Rodrigues Padilha, proposta pelo vereador Luiggi Bertaco
Padilha, entre Bertaco (esq) e Bins Ely (dir) exibe a comenda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comenda Porto do Sol foi entregue na noite desta terça-feira (28/11) ao general Luiz Carlos Rodrigues Padilha. A cerimônia, realizada por proposição do vereador Luiggi Bertaco (PDT), ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, sob a presidência do vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Bertaco destacou que a comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara de Porto Alegre a pessoas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade. "E é por todas as atividades que o general Padilha desempenhou que hoje a cidade faz este reconhecimento". O vereador acrescentou que o homenageado, que é seu padrinho, é um exemplo de retidão de homem público dedicado ao Brasil. "Seu exemplo e representatividade inspirou muitos outros jovens como eu a estudar e a seguir uma carreira. A cidade é muito melhor com sua presença aqui."

Ao agradecer a homenagem, Padilha citou o orador romano Cícero: "Nenhum dever é mais importante que a gratidão". Disse que a honraria que recebe hoje é graças à colaboração de muitas pessoas: familiares, amigos, colegas de farda e irmãos maçons. "Ninguém vence ou conquista algo sozinho. Ao receber esta comenda, me coloco numa vigília constante para continuar sendo merecedor desta distinção."

História

Nascido em Porto Alegre, ainda jovem deixou a cidade natal para atender ao chamamento da Academia Militar em Agulhas Negras. Concluiu o curso de Cavalaria em 1977. Numa primeira fase, o curso de Informações, em Brasília, o de Operações na Selva, em Manaus, e na Escola de Aperfeiçoamento no Rio de Janeiro. Ainda capitão, retorna à Porto Alegre como instrutor no CPOR, e depois ao Rio de Janeiro, também como instrutor, na EsAO.

Como oficial de estado-maior, serve na 6ª Divisão de Exército, a Divisão Voluntários da Pátria. Depois, foi instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha. Seu temperamento avesso à imobilidade e propenso à busca continuada de novos conhecimentos levou-o à Universidade Gama Filho, onde se graduou em Direito, à Universidade Federal do Rio de Janeiro para o curso de Supervisão Escolar e à Universidade Nacional de Defesa, dos Estados Unidos da América, para o curso de Planejamento e Gestão.

No biênio 2001/2002, no Colégio Militar de Porto Alegre, publica então, oportuno ensaio sobre o Papel do Professor Avaliador na Escola Pública. Após mais uma despedida, demanda, em 2004, à República do Peru, para exercer o cargo de Adido de Defesa, junto à nossa Embaixada naquele país irmão. Retorna do país Andino para assessoria de alto nível no Estado-Maior de Defesa e, logo a seguir, para assumir a chefia de gabinete da Secretaria Geral do Exército.

A promoção a oficial-general, em 2008, demonstrou o pleno reconhecimento da Instituição Exército à competência e dedicação. Em Bagé, à testa da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Patrício Corrêa da Câmara, deixou marcas da sua capacidade como administrador, de liderança e de equilibrada ação de comando. A seguir, como Secretário Geral do Exército, confirma as expectativas de seus chefes e companheiros de armas.

No prosseguir da caminhada, desde o ano passado retorna ao Rio Grande e coloca a experiência e o brilho de sua inteligência à disposição do Comando Militar do Sul, onde exerceu a função de Assessor de Relações Institucionais.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)