Geraldo Santana recebe Diploma de Honra ao Mérito
O Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana recebeu na tarde desta terça-feira (30/9) Diploma de Honra ao Mérito conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem foi prestada em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha, e atendeu solicitação do vereador José Ismael Heinen (DEM). Diversos associados da entidade prestigiaram a cerimônia que teve o vereador João Carlos Nedel (PP) na condução dos trabalhos.
O Geraldo Santana se encontra hoje com sua própria história. São 61 anos de crescimento, idealismo e obstinação. Ao fazer essa afirmação, Heinen lembrou a história do Grêmio, formado pela necessidade do direito à convivência social reivindicado por praças e sargentos do Exército Brasileiro. Começamos pequeninos, mas com ideais que resgataram a auto-estima de praças, esposas, filhos, parentes e amigos.
O vereador lembrou ainda que um dos fatores para o sucesso da agremiação foi a participação determina dos associados. Hoje, nosso resgate social está simbolizado pela convivência ombro a ombro com as demais entidades sociais de Porto Alegre, salientou.
João Antonio de Souza Peixoto, atual presidente do Geraldo Santana, ao agradecer, disse ser motivo de honra e orgulho receber a homenagem da Câmara Municipal. Somos um clube que está entre os grandes e melhores estruturados e integrados à sociedade porto-alegrense e gaúcha, destacou.
O presidente citou ainda as atividades sociais patrocinadas pela entidade, como vagas para crianças carentes em suas escolinhas de futsal, vôlei, basquete e natação, e atividades beneficentes realizadas pelos associados em favor de entidades assistenciais da cidade. É assim que se apresenta o Geraldo Santana. O clube é conhecido em todas as porta onde batemos, graças à idéia do companheirismo e bem servir.
Também prestigiaram a solenidade, na mesa principal, o tenente Roberto Marcos Alves dos Santos, do Comando da Base Aérea de Canoas; tenente-coronel Antonio Sergio de Andrade, do Comando Militar do Sul; Luiz Brasil da Silva e Alceu Felisberto, respectivamente 1º e 2º vice-presidentes do Geraldo Santana; Hero Antunes de Godoy, presidente do Conselho Consultivo do Geraldo Santana, e Ari de Souza Dutra, ex-presidente da agremiação homenageada.
História
O Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, associação civil beneficente que tem como finalidade congregar militares oriundos do círculo dos suboficiais, subtenentes e sargentos das Forças Armadas, foi fundado em 12 de fevereiro de 1947, por grupo de radiotelegrafistas do Exército em serviço na Guarnição de Porto Alegre.
A inspiração para que este clube se tornasse real, entretanto, começou antes. Na década de 40 funcionava em Porto Alegre o Centro de Instrução de Transmissões Regional (CITR), que ministrava aulas de comunicações para os cursos B1, destinadas às praças oriundas da arma de engenharia, e B2, para praças oriundas de outras armas. Durante a Segunda Guerra Mundial foi criado um curso anexo, com o objetivo de formar os futuros componentes da Força Expedicionária Brasileira.
Após o encerramento do curso os integrantes retornavam às unidades de origem. Entretanto, com o intuito de não haver uma separação, surgiu a idéia da realização de confraternizações trimestrais. Assim foi formado um grêmio esportivo cuja finalidade era reunir os radiotelegrafistas do Exército sediados em Porto Alegre, bem como cabos e sargentos que integravam os cursos B1 e B2 do CITR.
Posteriormente, em 12 de fevereiro de 1947, foi fundado o Grêmio Esportivo S.T.R. que viria, mais tarde, a se constituir no Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana. Essa denominação foi oficializada 1948 em homenagem à memória de radiotelegrafista do QRE que morreu em março de 1945, na Itália, exercendo funções no Quartel General Avançado da 1ª DIE, vítima do desabamento do prédio onde se encontrava, atingido por bombas inimigas.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)