Grande Expediente

Imigração japonesa recebe homenagem

Clênia entrega diploma ao cônsul japonês Foto: Elson Sempé Pedroso
Clênia entrega diploma ao cônsul japonês Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (14/8) homenagem pelos 50 anos de aniversário da imigração japonesa no Rio Grande do Sul. A cerimônia foi proposta pela vereadora Clênia Maranhão (PPS). Ela destacou a contribuição dada pelos japoneses no desenvolvimento do Estado, especialmente na agricultura. Lembrou que foi em agosto de 1956 que os 23 imigrantes pioneiros chegaram ao porto de Rio Grande carregando a lembrança das conseqüências da Segunda Guerra Mundial e a esperança de uma vida melhor. Clênia ressaltou a “determinação do povo japonês, o respeito ao próximo e a presença forte da educação entre eles” como fatores que fazem os nipônicos serem admirados pelos brasileiros. “Que as relações entre o RS e o Japão sejam cada vez mais harmônicas”, afirmou Clênia.

O cônsul-geral do Japão em Porto Alegre, Hajime Kimura, agradeceu ao governo do Estado e às prefeituras de Porto Alegre e de Rio Grande pelo apoio às comemorações da imigração. Informou que no dia 18 próximo será inaugurado em Rio Grande um monumento à imigração, na Praça dos Pescadores. Nos dias 19 e 20, o cinqüentenário será comemorado com atividades na Usina do Gasômetro, na Capital.

O cônsul explicou que a imigração no Brasil começou em 1908. Ao RS, acrescentou, chegaram 27 navios de 1956 até 1963, totalizando quase dois mil imigrantes. Hoje, há cerca de 1,5 mil japoneses e mais três mil descendentes no RS, sendo 600 apenas na Capital.

Marco Marocco (reg. prof. 6062)