Homenagem

Psicóloga Zeila Bedin é Cidadã de Porto Alegre

Psicóloga Zeila Bedin é Cidadã de Porto Alegre
Psicóloga Zeila Bedin é Cidadã de Porto Alegre

Nesta terça-feira, 26 de abril, foi promovida a Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre à psicóloga e Diretora do Instituto Desenvolvimento Global (IDG), Zeila Bedin. A iniciativa da vereadora psicóloga Tanise Sabino visa homenagear Zeila por toda a sua atuação e contribuição na vida dos porto-alegrenses. A solenidade aconteceu no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre e contou com um expressivo público.

Segundo a proponente desta homenagem, Tanise Sabino, quando apresentou o projeto que concedia o Título à Zeila foi apresentado em plenário e foi realizada a votação, não houve nenhum voto contrário. “Todos votaram “sim” e isso só revela o carinho que essa cidade tem contigo, Zeila, demonstrando o reconhecimento dos nobres parlamentares frente à sua trajetória”, destacou. 

Ressaltando a sua história juntamente com a homenageada, a parlamentar fez um bonito relato: “a Zeila é minha colega de profissão, psicóloga há 50 anos, e posso dizer, minha amiga. Uma relação de amizade há mais de 20 anos. Zeila é uma mulher fantástica. Sempre aprendi muito com ela. Tu sempre sai diferente após estar na presença dela, pois a cada encontro, ela nos motiva e incentiva a sermos melhores como pessoas e profissionais. Conversar com ela sempre é uma aula de psicologia, de superação e resiliência. Porque quem conhece a Zeila, nunca mais larga. Porque a Zeila nos inspira, nos move, para alcançarmos nossos propósitos, a nossa melhor versão. A Zeila é uma mulher fantástica. Sempre aprendi muito com ela”.

A parlamentar também destacou que Zeila dedica sua vida profissional para cuidar das pessoas, contribuindo direta e positivamente com a cidade de Porto Alegre. “Hoje, tu recebes este Título em nome de todos os psicólogos e profissionais da saúde. Nesta pandemia tu não parou, sempre atendendo em consultório os pacientes. És um exemplo para todos nós e, principalmente, para os Psicólogos. Por isso, a cidade de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores estão te concedendo esse título tão importante, que é a mais alta homenagem e honraria desta casa, em reconhecimento por todo o seu empenho e dedicação ao longo destes 50 anos de profissão”, reforçou a vereadora.

O deputado Elizandro Sabino esteve presente na ocasião representando a Assembleia Legislativa do Estado e destacou o papel de Zeila em sua trajetória e da VereadoraTanise. “Durante o discurso da Tanise ela reforçou a dedicação da querida amiga Zeila nesses 50 anos de profissão, mas, também é importante mencionar algo que Tanise está sempre dizendo: Zeila é um exemplo de mulher e de profissional. Para nós, a Zeila é uma grande amiga e faz parte de nossa história. Parabéns Tanise pela iniciativa e parabéns Zeila Bedin, a mais nova Cidadã de Porto Alegre”. 

Zeila Bedin, que não conteve tanta emoção durante a homenagem, ressaltou que “é uma honra estar recebendo o Título de Cidadã de Porto Alegre, porque Porto Alegre é a minha casa, a minha cidade. Nasci em Dom Pedrito e tenho orgulho, foi muito bom ter nascido na capital da paz. Vim para Porto Alegre e aqui exerci minha profissão e formei a minha família. Essa cidade é muito especial para mim”. 

Zeila também reforçou a parceria com o casal Sabino, citando que “ Elizandro, desde antes de ser deputado você foi uma pessoa dedicada a pequenas causas e sempre esteve preocupado com as pessoas. Tanise, minha vereadora, trabalhamos muito juntas para construir essa carreira e cargos públicos deveriam ser mais ocupados por profissionais, é preciso ter o viés profissional, que é o que você faz sendo uma vereadora e psicóloga. Tanise merece o lugar que está ocupando e todos os que vier a ocupar”. 

Também estiveram presentes na ocasião o vereador Idenir Cecchin, presidindo a solenidade; o Secretário da Secretaria Municipal da Saúde, Dr. Mauro Sparta; o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Richard Dias; a Coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre, Dra. Cristiane Strack; psicólogos, médicos, familiares e amigos. 

Conheça a psicóloga Zeila Bedin:

Zeila Bedin tem 75 anos e mais de 50 anos de formação, a psicóloga nasceu em Dom Pedrito e reside há 55 anos em Porto Alegre, onde construiu uma sólida carreira profissional. Zeila, além de Diretora do IDG, também é Diretora Fundadora da Clínica Bedin e do Curso de Formação em Psicologia Organizacional do IDG (CFPO). A homenageada, além da área da psicologia, atua na área da educação, como professora universitária de graduação e pós-graduação, na PUCRS, no IDG e na UNINDUS. Zeila, também presta consultoria organizacional em órgãos Públicos, Privados e ONG’s e é Coordenadora de Equipes de Projetos em Psicologia Organizacional, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.