4º DISTRITO

Hub de Inovacão Nau Inspaces recebe Diploma Honra ao Mérito da Câmara

Homenagem proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) será entregue na próxima sexta-feira, 29, às 14h

  • Fundada em 2018, a Nau é um coworking e um ambiente de inovação no coração do 4º Distrito de Porto Alegre. Foto: OAJ
    Fundada em 2018, a Nau é um coworking e um ambiente de inovação no coração do 4º Distrito de Porto Alegre. Foto: OAJ
  • Ramiro Rosário na reunião da Frente Parlamentar do 4º Distrito no Nau Live Spaces
    Ramiro: “A homenagem reconhece a importância do empreendimento na recente transformação do 4º Distrito”

A Câmara Municipal de Porto Alegre concede o Diploma Honra ao Mérito ao Hub de Inovacão Nau Inspaces na próxima sexta-feira, dia 29, às 14h. A homenagem foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). O evento será na sede da empresa, na Avenida Presidente Roosevelt, 1308, bairro São Geraldo. “A homenagem reconhece a importância do empreendimento na recente transformação do 4º Distrito, bem como da reforma que trouxe nova vida à antiga sede do Clube Gondoleiros”, disse Ramiro.

Fundada em 2018, a Nau é um exemplo dessa mudança em Porto Alegre. Formada por um ambiente de trabalho compartilhado, com oxigenação e desenvolvimento, no coração do 4º Distrito de Porto Alegre, é um espaço vivo, humano, que acolhe, inspira e reverbera um novo jeito de trabalhar. “Quem participa do ambiente da Nau compartilha a crença na construção de uma comunidade orgânica, que respira, se movimenta, é fértil e têm consciência para abraçar a diversidade de pessoas e ideias. A Nau produz novas conexões e novos significados”, argumentou Ramiro, na justificativa do projeto aprovado pelos vereadores.

A Nau se estabeleceu na antiga sede do clube Gondoleiros, marco histórico do Bairro São Geraldo e palco de antigos bailes de Carnaval. Adquiriu o prédio listado pela Prefeitura, que foi totalmente restaurado externamente e retrofitado internamente, trazendo nova vida à esquina da Rua Moura Azevedo com a antiga Avenida Eduardo, hoje Avenida Presidente Franklin Roosevelt, que já foi uma das principais vias da Capital.

Para honrar essa história e cultura, neste ano, a Nau promoveu um evento para relembrar os bailes tradicionais que aconteciam no Gondoleiros, e fez isso em parceira com o gabinete da primeira-dama, revertendo toda a verba dos ingressos para a compra de material escolar. Também nesse dia, promoveu um Bailinho Infantil, recebendo crianças das unidades da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) da região do 4º Distrito para uma tarde de diversão e construção de memórias.

A Nau tem o espírito das causas sociais em seu DNA. Em outra ocasião, em 2019, promoveu outro evento beneficente, o Dia de Brincar – Dê um Presente para o Futuro, também em conjunto com o gabinete da primeira-dama, no qual reuniu mais de 300 crianças de escolas municipais do 4º Distrito para uma tarde de diversão e aprendizado sobre sustentabilidade.

Além disso, a Nau se envolve em diversos projetos que envolvem o 4º Distrito, fazendo parte, dentre outros grupos, das reuniões do escritório de resiliência de Porto Alegre, que acompanha o trabalho que vem sendo feito junto ao Banco Mundial para revitalização da região, e também do Hands On 4º D, projeto do Pacto Alegre que pretende implantar um Living Lab em um quarteirão de ruas piloto.

É por esses motivos, pelo foco na inovação, no trabalho, sem esquecer das tradições culturais, no berço do 4º Distrito de Porto Alegre, que o vereador Ramiro Rosário propôs a entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Nau.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)