Homenagem

Idealizadora do Coletivo Mães da Periferia recebe a Comenda Porto do Sol

  • Período de Comunicações em homenagem a Leticia do Nascimento, proposto pelo Coletivo Cuca Congo.
    Letícia e o Coletivo Cuca Congo exibem a Comenda Porto do Sol (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem a Leticia do Nascimento, proposto pelo Coletivo Cuca Congo.
    Homenageada criou o Mães da Periferia para ajudar mulheres em dificuldades (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (21/11), durante a sessão plenária, a Comenda Porto do Sol para a idealizadora do Coletivo Mães da Periferia, Letícia Nascimento. O proponente da homenagem foi o coletivo de vereadores Cuca Congo (PCdoB). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.


A representante do Coletivo Cuca Congo, vereadora Luciane Congo, contou que no ano de 2019 Letícia organizou uma distribuição de cestas básicas na sua comunidade. “Nós conhecemos a Letícia em plena pandemia, fazendo ações de solidariedade em sua comunidade”, disse. O projeto de Letícia cadastra mulheres de famílias de Porto Alegre, Viamão e Alvorada e promove atividades em comunidades e ocupações habitacionais como Ocupação Montepio, Ocupação Estrada da Juliana, Vila das Laranjeiras, Vila Nova Pedreira, Ocupação Zumbi dos Palmares e Ocupação Jardim Continental. Além de realizar atividades com a tribo caingangue.

Leticia Nascimento ressaltou que representa as mães das comunidades e de mulheres que lutam pelas políticas públicas. Agradeceu ao Coletivo Cuca Congo por lutar pelas militância feita diante as carências das periferias. Explicou que seu projeto é autônomo de mulheres, que serve para acolher e confortar outras mulheres em situações de desigualdade. "Meu trabalho é mais na ponta mesmo. Gosto de estar na comunidade, de estar lá com o pessoal. E peço que em algum momento nossos governantes possam estar mais presentes nas nossas comunidades”.


Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)