Idosos e PPDs poderão agendar consultas do SUS por telefone
Possibilitar que idosos e portadores de necessidades especiais agendem consultas por telefone nas unidades de saúde de Porto Alegre é o objetivo do projeto de lei do vereador Dr. Raul (PMDB). A matéria foi aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (2/12), e prevê também que os atendimentos serão prestados a pacientes com mais de 60 anos de idade nas unidades onde os mesmos já possuírem cadastro.
De acordo com o autor da proposta, deve-se ressaltar o atendimento na área da saúde como um dos mais demandados, na fase da vida de maior hipossuficiência, onde, muitas vezes, a espera pelo atendimento se associa ao sofrimento pela doença a ser tratada. O parlamentar ressalta que esse atendimento preferencial contempla uma ampla legislação, somando-se ao Estatuto do Idoso, que determina especificamente que o idoso tenha atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). Nada mais justo que as pessoas possam utilizar-se de uma estrutura que lhes propicie uma maior tranquilidade, segurança e qualidade de vida, finaliza.
Outros dispositivos do texto proposto garantem que as Unidades de Saúde deverão afixar, em local visível à população, material indicativo do conteúdo da lei em questão. O número de consultas agendadas por telefone será limitado a 20% das consultas diárias disponíveis em cada unidade.
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Ouça:
Idosos e PPDs poderão agendar consultas no SUS por telefone