Idosos poderão dispor de acompanhantes nos hospitais
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (9/12), projeto de lei do vereador Waldir Canal (PRB) que prevê a afixação, em hospitais públicos ou privados, de cartazes alertando os idosos e seus familiares sobre um direito que poucos conhecem: dispor de acompanhante em caso de internação. O texto está baseado nas diretrizes do Estatuto do Idoso.
Canal argumenta que um dos direitos fundamentais garantidos por lei é de o idoso ter acompanhante em tempo integral nos casos de internação ou observação em estabelecimentos de saúde. No entanto, o vereador alerta que tal direito vem sendo desrespeitado por falta de informações. O conhecimento das normas sobre a velhice é de extrema importância para a disseminação de uma nova racionalidade, destinada a valorizar essa fase da vida com o respeito aos direitos e às garantias, alerta.
Conforme o texto da proposta aprovada, o Brasil deixou de ser um país jovem e o aumento da longevidade e a redução de taxas de mortalidade mudaram o perfil demográfico do País. Os brasileiros com mais de 60 anos representam 8,6% da população, proporção que deve chegar a 14% em 2025 (32 milhões de idosos), explica. O Estatuto do Idoso, sancionado em outubro de 2003, garante direitos e estipula deveres para melhorar a vida de pessoas com mais de 60 anos.
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ouça:
Hospitais devem informar sobre direito do idoso a acompanhante