Sessão Solene

Igreja Evangélica Luterana do Brasil recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Schroeder e Ramiro exibem a Comenda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (24/5) Sessão Solene para entrega da Comenda Porto do Sol à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). A cerimônia, proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha. A Comenda Porto do Sol é a mais alta distinção concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública destacada na sociedade.

Ramiro lembrou do surgimento da igreja, há mais de 500 anos, e da quebra de paradigmas por seu fundador, Martinho Lutero. "Quem diria que um movimento nascido na Alemanha há mais de 500 anos invadiria nossas almas e corações aqui em Porto Alegre." Destacou que os luteranos trouxeram ao Brasil sua preocupação com a educação, o trabalho, a ação social e os direitos humanos. 

O vereador ressaltou, em especial, os programas sociais que atendem milhares de pessoas na Capital, entre eles o de educação infantil na Vila Jardim, junto a 1,3 mil famílias da região, e o fundo de resposta a desastres. "Este, aliás, é um dos que mais me toca, pois nada pode ser mais desesperador para uma família do que enfrentar uma catástrofe em sua casa." Ao finalizar, observou que a "IELB é uma instituição do mundo, mas muito porto-alegrense, e por isso merece o reconhecimeno oficial de nossa cidade."

O vice-presidente da IELB, reverendo Airton Scheunemann Schroeder, agradeceu a distinção e a honra concedidas pela Câmara e fez um relato da história da instituição no país e no mundo. "Os luteranos estavam entre os primeiros alemães a chegarem ao RS. Trouxeram sua fé e sua base doutrinária na Bíblia, se organizaram em comunidades nos diferentes rincões gaúchos, abriram estradas, construíram pontes e tiraram da terra seu sustento. Construíram templos e fundaram escolas, pois sabiam que era importante que os filhos tivessem o conhecimento."

Ao falar dos princípios da IELB, lembrou que Deus instituiu igreja e estado de forma distinta, mas ambos a serviço d'Ele para o bem comum do ser humano. Ressaltou que o estado deve ser laico, mas não ateu. "Vemos com tristeza poderes constituídos querendo comandar as igrejas, mas também vemos igrejas que querem interferir em assuntos de Estado." Por isso, acrescentou, "cada um dos vereadores deve estar a serviço dos propósitos de Deus, independente de suas crenças."

História

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) reúne cerca de 250 mil membros, em 2 mil locais de culto presentes em todos os estados brasileiros. Fundada em 24 de junho de 1904, em São Pedro do Sul (RS), a IELB é herdeira da Reforma Luterana iniciada por Martinho Lutero na Alemanha, no séc. XVI, e iniciou seus trabalhos em solo brasileiro em 1900, através de missão da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, dos Estados Unidos. Possui 59 distritos, 529 paróquias e 1.937 locais (congregações e pontos de pregação ou missão). Seu primeiro presidente foi o pastor missionário reverendo Carl August Wilhelm Mahler, também pastor da primeira congregação luterana de Porto Alegre, a Comunidade Cristo. A sede nacional da IELB fica em Porto Alegre.

 

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)