Frente Parlamentar

II Seminário discute Trajetória do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

II Seminário discute trajetória do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
II Seminário discute trajetória do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Na tarde do dia 4 de abril foi realizado pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino o II Seminário “Conversando sobre a Trajetória do Transtorno do Espectro Autista (TEA): como compreender os sintomas para estruturar um tratamento adequado e afetivo”.  Na abertura a vereadora, que preside a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental, lembrou que o último estudo americano divulgado indica que 1 em cada 36 crianças serão diagnosticadas com TEA e por isso é tão importante discutir o tema e promover informação.

Na abertura do II Seminário, Mari de Bortoli, Diretora Administrativa do Hospital Materno Infantil do Presidente Vargas (HMIPV), destacou que “a vereadora Tanise Sabino tem levantado com maestria a bandeira da Saúde Mental e do Autismo, levando informação para que as comunidades possam entender e saibam como lidar com as crianças. Conte com a nossa instituição para desenvolver políticas públicas de saúde mental”, concluiu.

Dr. Alceu Gomes Filho, Coordenador do Comitê Gestor do Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CERTA) saudou ou presentes com uma notícia há muito esperada pela comunidade e cobrada pela Vereadora Tanise: “Estou cansado, mas feliz, pois agora posso anunciar que o CERTA inicia as atividades no dia 5 de maio”.

Ainda na abertura do evento o Diretor Geral do HMIPV, Dr. Cincinato Fernandes reafirmou o apoio total ao trabalho realizado pela Vereadora Tanise Sabino em prol da Saúde Mental e ao desenvolvimento e implantação do CERTA. “A vereadora Tanise Sabino é uma das vereadoras que tanto lutaram para a concretização do CERTA”.

Tanise Sabino também apresentou a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental, falando de sua luta por psicólogos nas escolas e pela implantação do SAMU Mental. Ela relatou a Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 2 de abril e também a recente conquista da promulgação da Lei Municipal que institui a validade indeterminada para laudo médico de pessoas com TEA e Síndrome de Down.

Para abordar o tema do Seminário, a convidada foi a Neurologista Pediátrica e Mestre em Psiquiatria e Comportamento Humano, Dra. Fabiane Mugnol. De acordo com a proposta, que foi de discutir a trajetória do Transtorno do Espectro Autista, a especialista iniciou com um breve histórico do TEA, destacando que trata-se de um transtorno de base neurológica, irreversível, que não tem cura, mas sim tratamento e cujas manifestações podem variar bastante: “Nosso desafio hoje é justamente conhecer o espectro. Por isso é preciso seguir estudando. Porque hoje quando falamos em diagnóstico, falamos em um longo processo porque muitas vezes é só com o tempo que se acentuam ou se percebem os sinais. Como nossas crianças passam muitas vezes mais tempo na escola do que em casa, é preciso ter este olhar bem atento lá. Saúde e educação é uma aliança imprescindível”.

A Dra. Fabiane também destacou que as pessoas com TEA não seguem um padrão físico por isso é fundamental que a sociedade como um todo compreenda suas características e padrões de comportamento para que possa ser de fato inclusiva e acolhedora em relação aos direitos que vem sendo assegurados para esta fatia crescente da população. “Também precisamos entender que uma criança com necessidades especiais se transforma em um adolescente e depois em um adulto”, provocou a neurologista lembrando que justamente pela evolução do conhecimento, podem haver diagnósticos tardios, que igualmente precisarão de tratamento e empatia.

Além de discorrer sobre questões técnicas, a Dra. Fabiane Mugnol destacou a importância do diagnóstico: “Quanto mais diagnósticos, mais informação temos para ajudar a todos. Hoje o TEA tem diferentes graus e limitações. Estes dados são muito importantes para guiar o tratamento e também orientar professores”.

Concluindo sua participação, a Dra. Fabiane lançou um desafio: “ O que precisamos, é capacitação das massas: lá na ponta, pediatras, agentes de saúde, educadores, todos precisam estar atentos para os sinais do TEA, só desta forma poderemos ter diagnósticos cada vez mais cedo”.

Capacitação é juntamente uma das ferramentas chave no mandato da Vereadora Tanise Sabino, que tem realizado palestras com frequência junto a pais, educadores e comunidades. “Percebo a grande demanda que existe por informação, a cada visita que realizo. Como psicóloga ministro inúmeras palestras ou convido algum especialista do tema, de acordo com a demanda. A capacitação para mim é fundamental. Em todos os níveis. Prova disto é este seminário hoje e no mínimo outros três que ainda estão previstos até o final do ano, através das frentes parlamentares”, destacou Tanise, agradecendo a todos presentes.

Estiverem presentes participantes das cidades de Sapiranga, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, São Leopoldo, Arroio dos Ratos, Viamão, Eldorado, Guaíba e Porto Alegre.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228