Frente Parlamentar

III Caminhada do Setembro Amarelo reúne centenas de pessoas em prol da vida

III Caminhada do Setembro Amarelo reúne centenas de pessoas em prol da vida
III Caminhada do Setembro Amarelo reúne centenas de pessoas em prol da vida

 

Neste domingo, dia 17 de setembro, no Parque da Redenção, após ter sido adiada por conta do tempo, as chuvas deram lugar a um sol escaldante para a realização da “III Caminhada do Setembro Amarelo: Juntos pela Vida”. Este ano o evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Câmara de Vereadores, através da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, presidida pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino.

A novidade desta edição foi a presença de um palco onde grupos dos diversos Centros de Atenção Psicossocial de Porto Alegre, os CAPS, se apresentaram, demonstrando como a música pode ser um elemento de auxílio no tratamento. Além disso, foram criados stands onde diversas entidades que participam da rede de apoio a vida estiveram presentes: o SINE com ofertas de emprego; a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); o CVV (Centro de Valorização da Vida); a Polícia Civil, com a divulgação do Programa Papo Responsa; a Pacto POA; a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), a Casa Marta e Maria e os grupos  Projeto Família, Nata e Narep. 

Antes de realizar a caminhada, houve um momento em que as autoridades fizeram um pronunciamento. O Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter, observou que grande parte dos casos de suicídio está relacionada a quadros de depressão e, por isso, é importante o olhar atento para o assunto. “Nesta terceira edição da caminhada, queremos informar e conscientizar a população de Porto Alegre sobre a importância de se falar no tema, do cuidado com a saúde mental e, sobretudo, do combate ao preconceito que a temática ainda gera em nossa sociedade", afirmou.

 A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino expressou sua gratidão pela presença de todos e elogiou o esforço conjunto em prol do Setembro Amarelo. Também destacou o slogan do SIMERS “Saúde Mental é assunto sério o ano todo” que reflete seu trabalho: “Setembro é amarelo mas precisamos falar de vida o ano inteiro, fortalecer e apoiar nossa gente, pois quem tenta o suicídio quer desesperadamente viver!”

 O Prefeito Sebastião Melo elogiou a iniciativa e destacou o quanto o tema é importante para cidade. Também referiu o trabalho constante e consistente que a vereadora psicóloga Tanise Sabino vem realizando no campo desafiador da saúde mental: “Parabéns a esta frente parlamentar liderada por ti, Tanise, pois não se trata apenas de uma caminhada, trata-se de uma política pública de saúde mental o ano todo. Que façamos esta caminhada com simbolismo”.

 A ação reuniu centenas de participantes no entorno do Monumento do Expedicionário, que, às 11h30min, iniciaram uma caminhada simbólica, passando pelas avenidas José Bonifácio e Osvaldo Aranha. A atividade se estendeu até as 15h, através dos stands com as diversas instituições representadas.

 

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228