Presidência

Inaugurados os prédios do Centro de Convivência e do novo CTG

  • Inauguração das obras do Centro de Convivência e CTG
    CTG tem amplo salão e será administrado pela patronagem eleita pelos associados (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Inauguração das obras do Centro de Convivência e CTG
    Centro de Convivência tem espaço para refeitório, vestiários e área de descanso (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre inauguraram, nesta quinta-feira (12/12), os prédios do novo Centro de Convivência e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Maurício Sirotsky Sobrinho, este com área ampliada e totalmente reestruturada. Os dois prédios estão localizados em espaço próximo aos limites do Palácio Aloísio Filho - sede da Câmara Municipal -, com o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. A cerimônia foi liderada pela presidente do Legislativo da capital, vereadora Mônica Leal (PP).

As construções, que atenderão às demandas de servidores e parlamentares, foram iniciadas na gestão do ex-presidente Valter Nagelstein (MDB), em 2018, e concluídas pelo atual corpo diretivo da Casa. “Agora temos um local de convivência para acolher os servidores e vereadores em horários de intervalo, antes ou após o expediente, como apoio e alternativa de bem-estar a quem passa a maior parte do seu dia aqui no Legislativo da capital”, disse a presidente.

O Centro de Convivência contará com refeitório, área de descanso e vestiários masculino e feminino. Já o CTG com salão de eventos, ampla cozinha com churrasqueira, banheiros masculino, feminino e PCD’s, além de fogo de chão no lado externo e salas administrativas para a coordenação do CTG, assim como para Grêmio Esportivo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Gecapa) e o Sindicato dos Servidores da Câmara (Sindicâmara). 

Para o Patrão do CTG, José Flávio Vieira, a nova edificação é uma grande conquista para quem iniciou o movimento de construção do primeiro espaço. Inaugurado em 5 de setembro de 1986, o CTG Maurício Sirotsky Sobrinho funcionava em uma construção onde agora está o Centro de Convivência. “Agora ele ganhou um espaço maior que vai qualificar o atendimento aos nossos associados e convidados”, disse Vieira.

Agendamento

O responsável pelo gerenciamento das atividades do CTG será a direção do mesmo, que tem personalidade jurídica e é vinculado ao Movimento de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul. Já o Centro de Convivência será aberto aos servidores e o seu uso para eventos deverá ser disponibilizado pelo Sistema de Agenda Única do Parlamento.

Mobiliário

Conforme o diretor-geral Sílvio Zago, nos próximos dias deverá ser assinado o termo de cessão de uso da sala que será ocupada pelo Sindicâmara. “Em contrapartida, em até 90 dias, o Sindicato ficará responsável pela instalação do mobiliário, eletrodomésticos e outros utensílios, mas a partir de agora os espaços já estão disponíveis para uso”, disse o diretor.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)