Comissões

Instalação de Instituto Federal na Zona Norte debatido na Cece

Vereadores debateram instalação de Instituto Federal de Educação Foto: Camila Domingues
Vereadores debateram instalação de Instituto Federal de Educação Foto: Camila Domingues

Os vereadores que compõem a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (30/6) com o diretor-geral do Instituto Federal de Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi. Na oportunidade debateram a possibilidade de implantação de uma escola técnica na Zona Norte da cidade.

Conforme o professor, não está descartada essa hipótese. “Basta o prefeito decidir doar uma área que a escola vai para a Zona Norte”, disse Sangoi ressaltando que o Estado também tem interesse. “O Estado tem interesse em disponibilizar o terreno do Centro Vida, basta um acerto com a prefeitura”. Outra preocupação manifestada pelo professor foi com a verba para construção do campus. Segundo disse, o empenho está assegurado pelo MEC até o final de 2009. “Passado esse prazo, o dinheiro retorna para o Ministério”.
 
Segundo informado na reunião, existem duas áreas disponíveis para instalação do campus. Uma seria na Avenida Bento Gonçalves e outra próxima a Agronomia. A vereadora Maria Celeste (PT), que pediu a reunião, disse estar preocupada com a forte densidade populacional dos bairros da zona norte da cidade. “Agora teremos mais a população das vilas Dique e Nazaré sendo removidas para lá e os jovens vão precisar estudar”.

Celeste também considerou a proximidade com cidades da Grande Porto Alegre - “Seriam beneficiadas moradores de Viamão, Cachoeirinha e Alvorada” - e citou matérias divulgadas nessa semana dando conta de que a Zona Norte é uma das mais violentas de Porto Alegre. “É outro fator que precisa ser levado em conta”, disse. A vereadora ressaltou, no entanto, que não existe disputa com o campus da Zona Leste. “Acho que as duas propostas são viáveis”.
 
O presidente da Cece, vereador DJ Cassiá (PTB) informou que o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, prometeu uma reunião com a comunidade na próxima sexta-feira (3/7). “Ele pretende debater com a população qual a melhor alternativa”. Celeste sugeriu uma audiência com o prefeito e com o órgão do Estado competente para verificar as possibilidades elencadas durante a reunião. “Precisamos debater sé é mais interessante adaptar o Centro Vida ou procurar um outro espaço para construção da escola”.
 
Os vereadores Haroldo de Souza (PMDB), Fernanda Melchionna (PSOL), vice-presidente da Comissão, Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PDT) acompanharam a reunião e apoiaram a idéia de implantação da escola na Zona Norte e a proposta de Celeste. O secretário-geral da Umespa, Arthur Luiz da Veiga, além de representantes da comunidade  e da UEE também participaram do debate.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:
Zona Leste deve ficar com escola técnica na Capital