FRENTE PARLAMENTAR

Instalada a Frente Parlamentar da Promoção da Saúde Mental

  • FRENTE PARLAMENTAR
    FRENTE PARLAMENTAR
  • FRENTE PARLAMENTAR 2
    FRENTE PARLAMENTAR 2

Na tarde desta terça-feira (15), ocorreu de modo virtual a instalação da Frente Parlamentar da Promoção da Saúde Mental de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. A Frente tem como objetivo proporcionar um fórum de debates parlamentar, juntamente com Executivo, Legislativo, órgãos e entidades de classe e a própria comunidade Porto Alegrense, sobre a importância de se ter uma mente saudável, assim como os cuidados preventivos.

O evento de instalação, que foi transmitido pelo facebook e youtube, contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre autoridades do executivo, legislativo, sindicatos, conselhos, profissionais liberais e representantes da sociedade civil.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em seu pronunciamento de abertura referiu que “Queremos que a saúde mental esteja na pauta e na agenda da cidade de Porto Alegre, para juntos criarmos o fortalecimento dos serviços em saúde mental”.

 O Secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta enfatizou a importância do trabalho que esta sendo desenvolvido, uma vez que a saúde mental é um desafio para a cidade. “Em virtude do momento que estamos vivendo, o número de problemas relacionados com a saúde mental aumentou.  Precisamos avançar nas questões da saúde mental, quanto às depressões, consumo de drogas, entre outros”.

 Em seu pronunciamento, Dr. Alceu Gomes – coordenador da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, considerou um dia histórico para o município, pois se trata de uma iniciativa histórica para a saúde mental de Porto Alegre. Esta  frente Parlamentar vem ao encontro de um trabalho muito importante, pois temos uma lei federal, estadual e quem sabe podemos ter uma lei municipal sobre o plano de Saúde Mental. O diagnóstico é extremamente importante, pois ainda existem gargalos. Ainda precisamos atingir o patamar de 10% da verba designada para saúde para a saúde mental”.

 A vice-Líder do Governo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Vereadora Comandante Nádia, parabenizou a iniciativa, pois a saúde mental também atinge os agentes públicos. “Coloque-me a disposição, para de mãos dadas, trabalharmos e debatermos temas em prol da saúde mental da nossa sociedade”

Representando o departamento de Politicas Transversais de Atenção Primária e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado, Marlise Fraga, engrandeceu a iniciativa da criação da Frente Parlamentar. “Este tema é muito importante para todos para todos da sociedade. É um tema Transversal, pois tudo está relacionado a saúde mental, que acaba por abancar nosso bem-estar”.

 Presidente do conselho Regional de Psicologia do RS, Ana Luiza de Castro, saudou a vereadora Psicóloga Tanise pela instalação da Frente Parlamentar. “Estamos vivendo em um momento muito difícil, pois estamos com grande índice de desemprego, fome e muitas pessoas em sofrimento. Estamos preocupados com a saúde mental e estamos a disposição para colaborar.” A firmou a presidente.

 A Diretora do Instituto de desenvolvimento Global – IDG, em seu pronunciamento, enalteceu a proponente da ação, dizendo estar muito honrada em ouvir diversos representantes da saúde mental comprometidos com o tema, ainda mais neste momento em que se vivencia uma pandemia. Se esta pandemia trouxe algo positivo para a comunidade foi a desmistificação das doenças psíquicas, que assim como o vírus, também é invisível. Identifico em ti uma pessoa comprometida e confiante, conte comigo. O IDG está a disposição de todos, pois juntos podemos fazer muito mais”.

         Representando o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Jefferson Boeira (Diretor da Região Metropolitana) ressaltou que a saúde mental sempre foi um tema de relevância, mas com a pandemia se tornou muito mais importante. Destacou que é preciso haver um equilíbrio, o indivíduo precisa estar bem orgânicamente, assim como com sua saúde mental. Dr. Jefferson encerrou seu pronunciamento ressaltando que: Psicologia e psiquiatria precisam andar de mãos dadas em prol da saúde mental. A psicologia está junto ao tratamento dispensado aos pacientes e suas famílias, trazendo dignidade a todos”.

        A Psicóloga e escritora Marisa Lobo (Curitiba/Paraná), parabenizou pela iniciativa. “Sabemos que ainda existe preconceito muito grande sobre a saúde mental, por isso estamos aqui para esclarecer que se muitos conflitos podem estar relacionados a saúde mental. Problemas na área emocional é um problema de todos nós, por isso a importância de nós unirmos”, enfatizou a psicóloga.

           O Deputado Estadual Elizandro Sabino esteve presente representando a Assembleia Legislativa do RS e relembrou que em seu tempo de vereador não votou nenhum projeto relacionado à saúde mental e finalizou parabenizando a todos. “A vida está voltando normal, mas os efeitos em relação da saúde mental são muito grandes, por isso, mais uma vez, parabenizo por esta brilhante iniciativa”.

         Dalva Stracke, Coordenadora voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Porto Alegre, representando a instituição, ressaltou a importância do momento e a preocupação com vida. “Nós como voluntários, estamos à disposição para engajarmos nesta frente, pois este problema que transcende qualquer religião, agremiação, pois esta pauta é a vida e que bom que Porto Alegre está sendo protagonista neste tema através da Vereadora Tanise Sabino”.  

 Da cidade de Alegrete, Nádia Mileto enfatizou a importância da instalação. “Cuidar da saúde Mental das pessoas é um grande desafio, ainda mais neste momento de pandemia. Desejo muito sucesso a esta Frente Parlamentar”.

 A vereadora Tanise agradeceu a participação de todos e ressaltou que Com a Frente, construiremos muitas outras oportunidades para debates e ações a saúde mental da nossa cidade, pois essa é uma parceria que está começando entre instituições, Governo, Legislativo e a Sociedade civil”, reforçou a parlamentar. 

 Ainda prestigiaram a instalação: Marlise Fraga, Diretora da Divisão de Políticas Transversais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado; Ana Luiza de Souza Castro, Presidente do Conselho Regional de Psicologia do RS; Marisa Lobo, Psicóloga e Escritora (Curitiba/Paraná); Adriana Bovio, da Internacional Youth Fellowship (IYF) da Coreia do Sul; Clodomiro e Nádia Mileto, da Prefeitura de Alegrete; Sandro Cyntrão, representando a Pacto; Eduardo Daura, Médico Psiquiatra do Hospital São Pedro; Psicóloga Clínica Néa Tauil e a Linda Medeiros, representando a Empresa Família-Eu, Psicólogo Júlio Cezar;  Vereadora Comandante Nádia; Vereadora Lourdes Sprenger e representando a Assembleia Legislativa do RS, Deputado Estadual Elizandro Sabino e membros da sociedade Civil.