FRENTE PARLAMENTAR

Instalada a Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação

  • Frente Parlamentar Prevenção ao Suicídio e Automutilação
    Frente Parlamentar Prevenção ao Suicídio e Automutilação
  • Frente Parlamentar
    Frente Parlamentar

Na tarde desta quinta-feira (01), ocorreu de modo virtual a instalação da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. A Frente tem como objetivo proporcionar um fórum de debates parlamentar, juntamente com Executivo, Legislativo, órgãos e entidades de classe e a própria comunidade porto-alegrense, sobre fatores de risco e proteção em relação a estes fenômenos, desmistificando mitos em relação à problemática, orientando sobre como proceder em tais casos, estratégias de prevenção e sugestão de políticas públicas.

 

O evento de instalação contou com a presença de mais de 45 pessoas, entre autoridades do Executivo, Legislativo, Sindicatos, Conselhos, profissionais liberais e representantes da sociedade civil. Estiveram presentes: Dr. Alceu Gomes, Coordenador da Saúde Mental na Prefeitura de Porto Alegre; Marlise Fraga, Diretora da Divisão de Políticas Transversais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado; Andréia Volkmer, Coordenadora do Comitê Estadual de Promoção à vida e Prevenção do Suicídio; Dr. Jefferson Boeira, Diretor da Região Metropolitana do  Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); Dr. Rogério Cardoso, Médico Psiquiatra do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS); Marisa Lobo, Psicóloga e Escritora (Curitiba/Paraná); Dalva Stracke, Coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) Porto Alegre; Eliseu Choi, da Internacional Youth Fellowship (IYF) da Coreia do Sul; Sandro Cyntrão, representando a Pacto; Psicóloga Clínica Néa Tauil e a Linda Medeiros, representando a Empresa Família-Eu, Psicólogo Júlio Cezar; Adanir Teresinha Tramontina, Vereadora do município União da Serra; Deputado Estadual Elizandro Sabino, da Assembleia Legislativa do RS e Deputado Estadual Kennedy Nunes, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em seu pronunciamento referiu que: “me sinto muito satisfeita estar hoje na Câmara de Vereadores, iniciando este debate sobre a prevenção do suicídio e a automutilação, que são temas extremamente importantes e muitas vezes permeados com mitos e preconceitos. Falar sobre automutilação e suicídio nem sempre é fácil. Enquanto psicóloga me sinto no dever de levantar essa bandeira em favor da vida, principalmente quando nos deparamos com estatísticas tão sérias sobre o sofrimento e o adoecimento emocional da nossa população”, destacou a parlamentar.

Ainda, em seu pronunciamento inicial, Tanise Sabino relatou que “há anos venho trabalhando em Porto Alegre e no interior no nosso estado o tema da valorização da vida. Nós instituímos uma campanha chamada “vamos lutar contra suicídio, automutilação e violência contra as mulheres” destinada a todos os gaúchos. Carrego esse tema como um propósito e uma missão de vida”. Neste momento em sua fala, a parlamentar mostra a camiseta em que estava usando referente a campanha.

Dr. Alceu Gomes, Médico Psiquiatra, Coordenador da Saúde Mental na Prefeitura de Porto Alegre em seu pronunciamento afirmou que “quando a ciência se permite dialogar com a sociedade e Deus, todos nós temos muito a ganhar com isso”. Segundo o psiquiatra é muito importante diferenciar os aspectos culturais do suicídio, principalmente entre os adolescentes. Ressaltou que “pela primeira vez o legislativo municipal tem uma representante do campo da Psicologia, o que nos dá a expectativa de termos boas ações na área da saúde mental”. Finalizou dizendo “Fico feliz de termos este espaço onde poderemos debater questões psíquicas importantes, ainda mais como o suicídio”.

Marisa Lobo, Psicóloga e escritora, lembrou que na década de 80 era proibido falar sobre o suicídio, e atualmente, podemos falar, desde que da forma correta. “Ainda existe um tabu dentro das igrejas, por isso, temos uma tarefa muito grande, que é estabelecer um equilíbrio entre fé e a ciência, sem ultrapassar barreiras de cada profissão. É preciso tratar a saúde mental, pois muitas pessoas que realizam o suicídio já tinham um quadro de depressão”, declarou a psicóloga. Finalizou sua participação externando seu contentamento com a instalação da frente: “Fico muito feliz e orgulhosa por ter uma colega psicóloga liderando os debates de saúde mental aí no Rio Grande do Sul. Isso nos mostra que é possível um representante do legislativo trazer para o cenário político temas tão importante como este. Eu tenho falado para vários vereadores e deputados sobre o teu trabalho, Vereadora Tanise Sabino, para que seja um modelo para todo o país”.

Dr. Rogério Cardoso, Médico Psiquiatra, representando o Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) parabenizou a Vereadora Tanise Sabino pela iniciativa, colocando-se à disposição, assim como o núcleo de psiquiatria do SIMERS, para a realização de trabalhos em conjunto com o parlamento. Em sua fala, ainda explanou que, embora a sociedade tenha receio em abordar o assunto suicídio, esse precisa ser tratado, porém, de forma correta.

Marlise Fraga, Diretora da Divisão de Políticas Transversais do departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado RS, parabenizou a iniciativa por trazer um tema tão importante e que tem certeza que será abordado de maneira adequada, por ser a proponente uma psicóloga, tendo largo conhecimento sobre o tema. “Importante termos no legislativo um espaço onde podemos falar sobre a saúde mental, principalmente o suicídio. Esta iniciativa vem a somar ao nosso grupo Inter setorial que debate a questão da saúde mental,  formado pelo poder executivo  e  sociedade”, salientou Marlise Fraga.

Cristina Schwarz, vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS), parabenizou a iniciativa pela importância do tema, principalmente pela participação coletiva. “O suicídio, pela característica multifacetada, tem que ser considerado como fator de análise a relação familiar, a expectativa de futuro, e principalmente, dos jovens, pois, muitas vezes o mundo exterior tem forte influência na vida deles, impactando a saúde mental. Muito importante o trabalho em rede e políticas públicas voltadas para a saúde mental. Saliento a importância do programa Viva, onde casos de autolesão são, compulsoriamente, comunicados, pois assim podemos atuar”, referiu a psicóloga.

Eliseu Choi, da Coréia do Sul, responsável interino da sede IYF do Brasil em Porto Alegre comentou que “a nossa ONG trabalha com jovens, por isso temos visto muitos jovens com problemas em sua saúde mental, relatando problemas de depressão, com intuito de cometerem suicídio. Procuramos trabalhar a esperança, para que encontrem boas e novas expectativas de vida”.

Dr. Jefferson Boeira, Diretor da Região Metropolitana do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) em seu pronunciamento declarou que “valorizo muito a saúde mental, pois acredito ser a parte mais importante, pois sem uma saúde mental não há vida. Temos que ter em mente que a frase que: “quem quer se matar não avisa”, não é verdadeira, pois o pedido de ajuda pode vir de várias formas. Ainda existe um tabu muito grande em relação ao suicídio, mas este é um assunto que precisamos falar, ainda mais em um momento pós pandemia, onde ficamos isolados. O ser humano é um ser social. A psicologia e psiquiatria precisam andar de mãos dadas, assim como fé e religião, ainda mais na área psíquica”.

A Sra. Dalva Stracke, representando o Centro de Valorização à vida de Porto Alegre (CVV) ponderou que “como voluntária do CVV, é um prazer nos agregarmos a este grupo, para debatermos a questão do suicídio. Porto Alegre é o segundo maior posto do CVV, que iniciou o atendimento emocional desde 2015 na capital. Atualmente são 120 postos distribuídos em todo o Brasil, sendo 15 postos no RS. O voluntário precisa passar por um treinamento de 6 meses, para que esteja apto a prestar uma ajuda adequada aqueles que necessitam. Oferecemos a nossa principal habilidade: escuta e acolhimento”.

O Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do RS, Elizandro Sabino, salientou a importância da campanha: “Vamos lutar contra: suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”, que vem realizando em Porto Alegre e no interior do RS, através de distribuição de material gráfico e palestras. Ratificou a importância de termos um espaço para debater os temas de saúde mental no parlamento municipal.

O Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Kenedy Nunes, em seu pronunciamento cumprimentou todos os profissionais da saúde presentes no evento da instalação da frente e fez um breve relato de como se engajou em questões referente a saúde mental. “Quando assumi a UNALE visitei a Ministra Damaris, quando ela me relatou que estava tratando o suicídio de uma menina de 7 anos. Neste momento me desafiou a levar o tema ao legislativo, foi então que  surgiu a ideia da Campanha de Valorização da Vida. Nunca fomos orientados a cuidar da nossa saúde mental, pois existe um preconceito em tratamentos com psiquiatras e psicólogos. Muitos ainda tratam as questões da saúde mental como questões de capricho, ociosidade, etc. Se tu és da igreja e tem problemas emocionais é coisa do diabo. Se tu és alguém da sociedade e tem problemas emocionais, é falta de trabalho. Então, levarmos este assunto ao legislativo é quebrar um tabu sobre o tema. Obrigado por levar este tema no legislativo de Porto Alegre”.

Nea Tauil, psicóloga e idealizadora do movimento Família-EU, disse que “em 2018 já vivíamos um crescente nos índices de suicídio muito grande, e foi aí que surgiu o projeto Amor Eu, para trabalhar o amor próprio. Por isso, fundamental unirmos forças para disseminar esta ideia, do amor próprio, da autoestima, do autocuidado”.

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino finalizou o evento de instalação da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação referindo que quer ouvir a sugestão de cada um que esteve presente no ato de instalação e posteriormente reuniões serão agendadas, de forma presencial ou virtual, para que todos, em conjunto, possam pensar em ações de promoção à saúde mental. Finalizou ressaltando, mais uma vez, que: “queremos que a saúde mental, a prevenção da automutilação e suicídio estejam na pauta e na agenda da cidade de Porto Alegre, para juntos criarmos o fortalecimento dos serviços em saúde mental”.