Frente Parlamentar

Instalada na Câmara Frente de Combate às Doenças Reumáticas

Instalação da Frente Parlamentar de Combate às Doenças Reumáticas.
Frente foi instalada nesta terça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal instalou nesta terça-feira (21/9), de forma virtual, a Frente Parlamentar de Combate às Doenças Reumáticas, de proposição do vereador José Freitas (Republicanos). Conforme Freitas, o objetivo é de promover o debate e a conscientização do diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.

Através de uma lei de sua autoria foi incluída também a efeméride Semana de Combate às Doenças Reumáticas e diante dos resultados obtidos com a contemplação desse segmento no calendário de comemoração e conscientização do município, o vereador disse perceber a necessidade de aprofundamento do debate. “Existe muita desinformação que acaba por potencializar os efeitos da doença, reduzindo a qualidade de vida do paciente e, por vezes, causando danos irreversíveis à saúde. A desinformação também afeta as relações sociais da pessoa com estas enfermidades, ainda que não sejam contagiosas”, explica.                               

Diagnóstico

Iara Cabreira, que é portadora de artrite reumatoide e presidente da Grupo de Pacientes Artríticos (Grupal), destacou que esta instituição existe há mais de 30 anos e no primeiro mês de seu diagnóstico teve a indicação de conhecer a Grupal que prestou muito apoio no seu tratamento. “Com todo o trabalho que é feito consegui me recuperar através do atendimento psicológico e físico oferecido.  E hoje na Grupal também já existe um espaço de fisioterapia que é fundamental para o tratamento”, ressalta. Iara lembra que atualmente o paciente tem condições de voltar a vida social novamente, por isso é fundamental que existam ações como a da Frente que está sendo instalada. “No atendimento básico antigamente, os médicos diziam, logo na descoberta da doença, que devíamos esperar para ver o desenvolvimento dos sintomas, o que prejudicava ainda mais o tratamento”.

 Tratamento

Fernando Fernandes, que é médico da Grupal, explicou que as doenças reumáticas, são crônicas e multissistêmicas que vão muito além das articulações. “Elas têm um dano cumulativo de origem autoimune”. Segundo o reumatologista são denominadas como artrite reumatoide, Lúpus, Vasculites, entre outras e acometem desde jovens até idosos. “O impacto das enfermidades são a perda de funcionalidade e dores crônicas. Hoje temos aproximadamente de sete a 14 mil pessoas vivendo com as doenças reumáticas em toda as grande Porto Alegre”.

O tratamento é realizado, conforme Fernando, com terapia medicamentosa e tem um custo elevado. “É fundamental promover a melhora e qualidade de vida, mas é importante também prever a janela de oportunidade. Por isso, quanto mais tempo se leva para diagnosticar e tratar, menos qualidade de vida essa pessoa terá”. Atualmente na capital há 100 reumatologistas no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo necessário um especialista para cada 10 pacientes.

Também estiveram presentes Ricardo Machado Xavier, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, João Marcelo Lopes Fonseca, diretor da Atenção Hospitalar e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Caren Cunha, da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro OSC).

 

Texto

Priscila Bittenocurte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (Reg. Prof. 6062)