Tribuna Popular

Instituto da Criança com Diabetes fala sobre o Dia Mundial da doença

Instituto da Criança com Diabetes do RS
Presidente do Instituto da Criança com Diabetes Balduino Tschiedel (Foto: Cristina Beck/CMPA)

O período destinado à Tribuna Popular desta segunda-feira (21/11), da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi ocupado pelo Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD). O presidente da entidade, Balduino Tschiedel, falou sobre o Dia Mundial do Diabetes, que foi comemorado em 14 de novembro.

 

Balduino apontou que o diabetes é a doença crônica mais prevalente da atualidade, além de ressaltar os tipos de diabetes mais comuns. “Nós do Instituto da Criança com Diabetes atendemos uma pequena parcela deste grupo, mas a metade dos casos de diabetes tipo 1, no Estado do Rio Grande do Sul, acomete a criança e o adolescente, que precisam usar insulina várias vezes ao dia”, destacou. 

 

De acordo com o presidente do ICD, o diabetes tipo 2 atinge 537 milhões de pessoas no mundo, só no Brasil, são 16 milhões. “O diabetes é responsável por 43 bilhões de dólares para os nossos contribuintes no Brasil, envolvendo gastos diretos e indiretos. No mundo, são quase 1 trilhão de dólares por ano gastos em diabetes”, pontuou.

 

O presidente alertou que o diabetes é responsável por uma série de complicações de saúde, que podem levar ao infarto, amputação de membros inferiores, cegueira, insuficiência renal e transplantes renais. “Ou seja, é uma plêiade de complicações, que nós estamos aqui alertando as pessoas para que elas não deixem que isso as atinja”, destacou Balduino. Ele também ressaltou a importância da prevenção. "E como não deixar que os atinja? Cuidar basicamente da alimentação e ter uma atividade física organizada e semanal. Se fizermos isso, diminuímos muito a nossa possibilidade de ter diabetes ”, afirmou.

Texto

Josué Garcia (estagiário de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)