Tribuna Popular

Instituto Lixo Zero divulga calendário e debate correta gestão de resíduos

Instituto Lixo Zero  apresenta os resultados conquistados pelo coletivo  em Porto Alegre nos últimos três anos.
Paula Moletta (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil, Paula Moletta, discursou hoje (21/03) na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ela apresentou dados do calendário pedagógico do instituto, que visa promover eventos de educação ambiental e conscientização do correto descarte do lixo. Também trouxe a pauta da correta gestão dos resíduos sólidos e incentivo à coleta seletiva e compostagem, que, segundo ela, impacta 300 mil pessoas na Capital.

Moletta denunciou o cenário atual de gestão de resíduos da cidade, onde são gastos em torno de R$ 125 milhões por ano. Esse número, disse ela, se deve a uma gestão não efetiva e não pautada no conceito Lixo Zero. E destacou que graças a ação das 19 cooperativas presentes em Porto Alegre, de todo resíduo levado pela coleta seletiva, 6% são reciclados, enquanto 94% se tornam rejeitos.

A embaixadora explicou que uma gestão Lixo Zero é pautada no desvio do aterro, sanitário ou controlado, lixão, coprocessamento ou incineração. O instituto visa uma Porto Alegre que implemente esse modelo de gestão de modo a desviar 90% ou mais dos resíduos coletados e incentive a coleta seletiva e a compostagem. A partir do Simulador Lixo Zero, lançado no Congresso Nacional de Cidades Lixo Zero do ano passado, esse modelo de gestão apresentou um potencial de geração de receita com a economia circular desses resíduos de R$ 245 milhões por ano. Pontuou que, além de cortar os gastos para enterrar resíduos, a capital geraria renda e empregos ao adotar o conceito.

Destacou a já existência de escolas Lixo Zero, onde ações que trabalham com a educação ambiental geram consciência, chamando atenção para a importância de tornar os demais espaços da cidade aptos a não geração de lixo. Pediu, ainda, o apoio da Câmara na implementação do calendário pedagógico Lixo Zero de 2022, que inicia essa semana com a entrega dos Títulos de Atitude Cidadã para as pessoas que se destacarem em suas ações em prol do conceito Lixo Zero.

Manifestaram apoio à causa, falando por suas bancadas, Cláudia Araújo (PSD), Moisés Barboza (PSDB), Jonas Reis (PT), Lourdes Sprenger (MDB), Pedro Ruas (PSOL), Alexandre Bobadra (PSL) e Leonel Radde (PT).

Texto

Sarah Oliveira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)