Homenagem

João Derly é Cidadão de Porto Alegre

Título Derly
Derly e Freitas exibem o título do mais novo Cidadão da Capital (Foto: Luan Furtado / Divulgação CMPA)

O mais novo título de Cidadão de Porto Alegre foi entregue ao judoca João Derly na noite desta segunda-feira (13/6). O ex-vereador, ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Esporte e Lazer recebeu a homenagem, proposta pelo vereador José Freitas (Republicanos), em solenidade realizada na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).

Segundo Freitas, a homenagem acontece por conta da relevância do caráter social do ex-judoca. “É uma inspiração para os jovens: de dedicação, disciplina e conquistas, por isso ele recebe o título de Cidadão emérito de Porto Alegre”

Derly se emocionou durante seu discurso, em uma sala repleta de atletas, políticos e amigos. Mencionou a esposa, Gabriela Pisoni, e agradeceu a presença de seu primeiro treinador, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Eu já recebi muitas homenagens na vida, mas essa tem um valor especial.”

História

João Derly nasceu em Porto Alegre, no dia 2 de junho de 1981, e viveu na Zona Norte da capital. Menino agitado e asmático, aos 6 anos começou a praticar judô por indicação médica. Acabou descobrindo uma de suas vocações. No esporte, avançou de categoria em categoria, conquistando fama nacional. Em 2005, no Egito, levou apenas um minuto para se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de judô. Também foi o primeiro a trazer ao Brasil o título de Grand Slam de Paris em 2006. Em 2007, tornou-se bicampeão mundial de judô, feito que até então nenhum outro brasileiro conquistou.

Após encerrar sua carreira de judoca, Derly ingressou na política. Em 2012, foi eleito vereador de Porto Alegre. Em 2014, alcançou o título de deputado federal, com mais de 100 mil votos. Em 2018 o esportista se tornou secretário estadual de Esporte e Lazer. 

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)