Sessão Solene

Jornal do Almoço recebe o Troféu Câmara Municipal

Sessão Solene de entrega Troféu Câmara Municipal a RBS - Jornal do Almoço
Jornalista Cristina Ranzolin representou a equipe do JA (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

O programa de TV Jornal do Almoço, que completa 50 anos em 2022, recebeu hoje (4/8) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A distinção, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha sob a condução do presidente do Legislativo, vereador Idenir Cechim (MDB).

Ao homenagear a equipe do Jornal do Almoço, Lourdes Sprenger contou alguns registros da RBS TV, desde o tempo da sua fundação até os dias de hoje, e como ela se espalhou dos primeiros programas de televisão no interior do Rio Grande do Sul até chegar na dimensão que tem hoje em dia. Falou sobre a importância do Jornal do Almoço e destacou que "o programa faz parte da história da televisão, quase como um patrimônio cultural do jornalismo brasileiro". Sprenger pontuou como o Jornal do Almoço evoluiu com o tempo, se adaptou às tecnologias com o passar dos anos e durante todo esse tempo no ar conseguiu colecionar diversos momentos icônicos da televisão brasileira. A vereadora paranebizou toda a equipe do JA e disse que o trabalho deles vai estar marcado no telejornalismo gaúcho.  

A atual âncora do Jornal do Almoço, Cristina Ranzolin, discursou sobre como foi criada a ideia do Jornal do Almoço, informando a população no horário do almoço, além de trazer entretenimento em seu momento de lazer. Cristina explicou como era o começo do JA, sem as tecnologias de hoje em dia, e destacou o tamanho do seu carinho pelo programa do qual participa. Explicou como é a versatilidade de ser apresentadora do JA. "Um dia um entrevisto um ator, outro dia um músico, outro dia um político". Disse ainda que as novas tecnologias e as redes sociais, em vez de tirar espaço do jornalismo, ajudaram os jornalistas em sua profissão e na aproximação com o público. A jornalista concluiu sua manifestação agradecendo sua equipe e seus colegas de trabalho e o carinho de toda população que assiste ao programa do Jornal do Almoço.

História

Também conhecido por sua sigla JA, o Jornal do Almoço é um telejornal regional exibido pelas emissoras da RBS TV no Rio Grande do Sul e da NSC TV em Santa Catarina ao meio-dia. Principal programa da RBS TV, estreou em 6 de março de 1972. O programa, separado em quadros de comentários, notícias e esportes, tinha duas horas de duração, indo ao ar de 11h30 até 13h30. Em 2019, o Jornal do Almoço estreou uma nova roupagem, com um novo cenário e o retorno da clássica bancada de comentaristas, que havia deixado de existir na década de 2000. A RBS TV também mesclou os blocos locais do JA no Interior, que antes eram 11 e passaram a ser cinco, e redistribuiu as equipes de reportagem nos principais centros urbanos do estado. 

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)