Jornal do Comércio recebe homenagem pelos 78 anos
A Câmara Municipal de Porto Alegre dedicou o período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (23/5) para saudar os 78 anos de fundação do Jornal do Comércio (JC), ocorrida em 25 de maio de 1933. Participaram da homenagem, proposta pelo vereador João Antonio Dib (PP), o diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, e diversos funcionários da empresa.
Dib contou que lê o JC há 65 anos, desde quando o periódico ainda se chamava Consultor do Comércio e contava com uma parte impressa e outra mimeografada, mas já trazendo importantes informações. Na opinião do vereador, o JC é o jornal que retrata da melhor forma o que acontece na Câmara Municipal, sempre com seriedade e respeito, mesmo quando critica o Legislativo. Dib lembrou, especialmente, a completa cobertura feita da comissão especial que tratou da revisão do Plano Diretor.
O proponente da homenagem destacou o legado dos fundadores, Jenor e Zaida Jarros, sucedidos por Delmar Jarros e o trabalho de Mércio Tumelero. Dib ressaltou que o JC é o jornal mais antigo da Capital em circulação ininterrupta. De acordo com ele, por sua contribuição ao desenvolvimento de Porto Alegre, o JC merece carinho e respeito. O vereador destacou a importância do Troféu Câmara Municipal, entregue ao dirigente do JC. Lembrou que a distinção pode ser concedida por um vereador apenas uma vez a cada legislatura.
Reconhecimento
Mércio Tumelero disse que receber uma homenagem da Câmara é motivo de grande emoção para todos no JC, por representar o reconhecimento da instituição ao trabalho e aos investimentos em melhorias feitos pela empresa, desde a área de pessoal, passando pelas instalações até chegar ao produto final. O JC está cada vez melhor porque conta com uma equipe de primeira linha, afirmou. O diretor-presidente lembrou que, em 2010, o jornal recebeu mais de 40 prêmios, mas a homenagem da Câmara é especial, principalmente por ter sido proposta pelo decano dos vereadores, dono de uma vida pública repleta de realizações.
Tumelero afirmou que o fato de o JC ser um dos poucos jornais a se manterem em circulação por tanto tempo aumenta sua responsabilidade. Conforme o diretor, apesar da idade, o JC soube modernizar-se, sem perder de vista o compromisso com a verdade, a informação e a credibilidade, valores preconizados pelos fundadores, Jenor e Zaida Jarros. Tumelero enfatizou que o esforço do jornal é produzir informação com isenção, seriedade e profundidade e reafirmou a posição da empresa com a democracia, a iniciativa privada e o empreendedorismo como formas de contribuir para o desenvolvimento do país.
A solenidade foi conduzida pela presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT). Participaram da homenagem o diretor comercial do jornal, Luis Borges; o editor-chefe, Pedro Maciel; e os editores Luiz Guimarães (Economia), Guilherme Kolling (Política), Roberto Brenol de Andrade (Opinião) e Cristiano Vieira (Cultura).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Leia também:
Liderança / Comunicações - Homenagem Jornal do Comércio