Sessão Solene

Jornalista José Silvas é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a José Alfredo da Silva (José Silvas).
Ramiro e Silvas exibem o título de Cidadão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal concedeu hoje (11/4) o título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista José Silvas. A distinção, proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha sob a presidência do vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

"Nosso homenageado de hoje é protagonista da comunicação pública e privada há mais de 30 anos. Sempre com opiniões fortes, sua atuação é sinônimo de qualidade no trabalho", observou Ramiro. O vereador acrescentou que o programa Atividade, conduzido por Silvas, é uma das produções mais antigas e tradicionais da TV brasileira. "Em seu programa, Silvas não foge ao bom debate e exerce com competência a função de tratar dos grandes temas do RS e de Porto Alegre." A voz de Silvas segue cada vez mais forte, repercutindo na sociedade gaúcha e porto-alegrense, completou o vereador.

Silvas disse que receber esta homenagem é viver uma emoção singular, diferente e totalmente nova. Garantiu que o diploma que recebe hoje não será apenas um quadro na parede de sua casa. "É um troféu que carregarei com enorme responsabilidade." Silvas elogiou Ramiro por sua atuação política e agradeceu ao vereador pela proposição da homenagem.

O homenageado destacou que é um homem que acredita na livre iniciativa e que confia mais na sociedade que no estado. Lembrou de sua trajetória profissional na comunicação do Estado e também na iniciativa privada, em jornais e emissoras de televisão. E agradeceu a todos os colegas jornalistas e patrocinadores que por décadas ajudam a manter no ar o programa Atividade.

História

José Silvas iniciou as atividades profissionais na Secretaria da Agricultura, no governo de Ildo Meneghetti, atuando na Assessoria de Comunicação. Atuou no Instituto Gaúcho de Reforma Agrária, no Palácio Piratini, durante o governo de Leonel Brizola. Posteriormente, Silvas foi aprovado no primeiro concurso feito para jornalista no Estado, cargo no qual se aposentou.

Paralelamente à função pública, atuou como colunista por 21 anos no Jornal do Comércio, com a coluna Movimento Empresarial. Na televisão, iniciou o Programa Atividade, há 29 anos, na então TV Guaíba, passando posteriormente pela Ulbra TV, pela TV Urbana, RDCTV e, atualmente, na Rede Sul de Televisão, com programa de segundas às sextas feiras, das 18h30 às 20h30, sempre ao vivo.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)