Sessão Solene

Jornalista Julio Ribeiro é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao sr. Julio Cezar Nunes Ribeiro, proposição da vereadora Fernanda Barth.
    Fernanda e Ribeiro na cerimônia desta noite na Câmara (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao sr. Julio Cezar Nunes Ribeiro, proposição da vereadora Fernanda Barth.
    Amigos, colegas e familiares prestigiaram a homenagem (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (19/3) o título de Cidadão ao jornalista Julio Ribeiro. A distinção, proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha.

Fernanda observou que, tempos atrás, o jornalismo brasileiro orgulhava a todos, pois havia jornalistas com opinião, que não apenas replicavam releases. "Um dos últimos representantes desta categoria está aqui hoje sendo homenageado." Julio Ribeiro, acrescentou ela, foi silenciado na última emissora de rádio na qual trabalhou por apresentar a verdade e refutar a mentira. "Mas Julio é um guerreiro da liberdade contra o autoritarismo", destacou a vereadora, lembrando que a tentativa de silenciá-lo não funcionou, pois hoje a voz dele pode ser ouvida na rádio Mais Brasil, que ele próprio fundou. "Julio está recebendo um título hoje, mas merecia um troféu de 'Farol da Liberdade' para que a verdade nunca se apague do nosso horizonte."

Ribeiro relembrou sua vida em Porto Alegre, desde sua chegada em dezembo de 1980. "Cheguei aqui com 17 anos, com um diploma de eletrotécnico e o sonho de ser jornalista", disse. Oito anos depois, acrescentou, se formava em Jornalismo. "Meu primeiro emprego como jornalista foi na campanha de Dilamar Machado a vereador. "Dilamar foi um pai para mim. Por isso, quando abri a rádio Mais Brasil, não pude deixar de colocar o nome dele no estúdio da emissora." Quanto ao título que recebeu hoje, disse que ser Cidadão de Porto Alegre é a coroação da saga de um menino de 17 anos que veio aqui para ser alguém na vida. "Nasci em Pelotas, mas sou porto-alegrense, pois amo esta cidade."

História

Julio Ribeiro é jornalista há 35 anos, especialista em marketing, escritor e empresário, diretor-geral da Athos Editora e publisher de vários veículos de comunicação. Em mais de 25 anos de atuação na mídia impressa, já editou dezenas de publicações, como as revistas Press Advertising, Brasil Responsável e Quarentena. Já apresentou programas de rádio na Rede Pampa (Pampa Câmara em Ação em 1989/90), na rádio Bandeirantes (Comunicação RS, de 1993 a 1996) e na rádio Guaíba (Boa Tarde, Brasil). Fundou e atualmente dirige a rádio Mais Brasil, na internet. 

É autor dos livros “Marketing para Micro e Pequenas Empresas – Guia Básico de Sobrevivência” e “Trends Brasil – Oportunidades de Negócios para Micro e Pequenas Empresas”. Deve lançar, em breve, o seu terceiro livro: “77 Coisas que todo o Grande Empresário de Pequena Empresa Precisa Saber”.

Criou e presidiu o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião do Rio Grande do Sul, que reúne colunistas, editores, apresentadores e articulistas da imprensa do RS. Dirige e promove, há mais de 20 anos, o Prêmio Press, o maior e mais disputado prêmio do jornalismo brasileiro (www.revistapress.com.br/premiopress2013).

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)