Sessão Solene

Jornalista Rosane de Oliveira é Cidadã de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga de Título de Cidadã de Porto Alegre à jornalista Rosane de Oliveira.
Rosane e Lourdes na entrega do título da mais nova Cidadã de Porto Alegre (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A jornalista Rosane de Oliveira recebeu hoje (12/7) o título de Cidadã de Porto Alegre. A homenagem, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Idenir Cecchim (MDB).

Lourdes Sprenger agradeceu a presença das autoridades presentes na Sessão Solene e destacou a trajetória de vida e profissional da jornalista, mencionando a vinda de Rosane à Capital. “Aos 15 anos, Rosane veio a Porto Alegre, pela primeira vez. E, segundo ela mesma conta em sua crônica, sentiu que aqui era seu lugar. Foi amor à primeira vista, mesmo que a visita tenha sido breve." Depois deste primeiro contato com Porto Alegre, dois anos se passaram e, quando tinha 17 anos, ela veio definitivamente para morar e estudar, acrescentou a vereadora. Segundo Lourdes, Rosane está completando 30 anos ininterruptos como jornalista do grupo RBS, onde ocupou diversos postos de trabalho, como repórter, editora, colunista e apresentadora.

De acordo com Rosane de Oliveira, as diversas vozes que a prestigiaram, de diferentes setores políticos, trazem conforto e apoio. Rosane prestou solidariedade pela morte prematura do vereador Mauro Zacher (PDT). “Quero, em primeiro lugar, agradecer à vereadora Lourdes pela iniciativa. Admiro muito a sua luta na defesa pela causa animal. Como sei que, pela natureza do meu trabalho, não sou muito popular, temi que a senhora não encontrasse assinaturas suficientes para o projeto prosperar.  Mas graças a sua generosidade e à generosidade dos demais vereadores, estou aqui recebendo o título, junto com o carinho dos meus familiares e dos meus amigos”.

A jornalista falou de sua história de vida, citando a trajetória que percorreu para entrar na universidade. “Eu tinha 17 anos quando passei no vestibular da PUC, em janeiro de 1978. Naquela época não havia telefone onde eu morava, em Campos Borges, e meus pais só souberam quando cheguei em casa no dia seguinte, abanando o jornal com listão de aprovados. Meu pai não pulou de alegria como eu esperava que pulasse. Ele estava fazendo uma cerca, parou, me abraçou e disse com certo desconforto: 'fico orgulhoso de ti, mas eu não tenho como pagar uma faculdade particular'. Eu disse: não se preocupe, vou pedir crédito educativo e trabalhar”, contou a jornalista.

 

História

Natural de Espumoso, Rosane Aparecida de Oliveira nasceu em 1960 e se formou em Jornalismo, pela PUC/RS, em 1982. É Mestre em Jornalismo para Editores pela Universidade de Navarra (Espanha). Trabalha no Grupo RBS desde julho de 1992, onde começou como editora de política e, depois, comentarista de política. Desde dezembro de 2003 assina a coluna Política+ (antiga Página 10), no jornal Zero Hora. Em abril de 2007 passou a apresentar o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. É ainda comentarista eventual da RBS TV. Antes de ingressar na RBS, também trabalhou como editora de Economia e de Política no jornal Correio do Povo, como repórter nas rádios Pampa e Guaíba e como redatora na Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.

Texto

Josué Garcia (estagiário de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)