Sessão solene

Jornalista Taline Oppitz é Cidadã Emérita de Porto Alegre

  • Outorga do Titulo de Cidadã Emérita de Porto Alegre à Jornalista Taline Oppitz, proposta pelo Vereador Reginaldo Pujol
    Taline Oppitz é colunista da editoria de política no Correio do Povo e na Rádio Guaíba (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Outorga do Titulo de Cidadã Emérita de Porto Alegre à Jornalista Taline Oppitz, proposta pelo Vereador Reginaldo Pujol
    A partir da esquerda: Márcio Bins Ely (PDT), Reginaldo Pujol (DEM), Taline Oppitz e Telmo Flor (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Com a presença de familiares, amigos, colegas, vereadores, secretários municipais e do prefeito Sebastião Melo, a jornalista Taline Ferreira Oppitz, colunista do jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba, foi agraciada nesta sexta-feira (5/11) com o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre. O evento foi conduzido pelo presidente Márcio Bins Ely (PDT) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. “Não me imagino morando ou criando meu filho em outra cidade que não Porto Alegre”, definiu a homenageada, que dedicou o prêmio aos pais, Tania e Emílio, e ao filho Joaquim. Taline aproveitou para fazer um apelo aos partidos políticos para que apostem verdadeiramente em candidaturas femininas, considerando que, assim como em redações de jornais, o ambiente político sempre foi um território masculino e que atualmente as mulheres vêm ganhando mais espaço.

O proponente da homenagem, vereador Reginaldo Pujol (DEM), destacou que a presença de tantos vereadores e convidados na cerimônia demonstra o quanto Taline é querida por todos. “O que mais faz as pessoas merecedoras do nosso carinho e respeito é a dignidade em que elas exercem suas atividades”, frisou Pujol.

O prefeito Sebastião Melo lembrou que o Regimento da Câmara restringiu o número de títulos que são entregues pelos vereadores e que receber esta honraria atualmente tem um significado maior. “A Taline tem uma característica muito importante do bom jornalismo, a de escutar todos os lados. Ela nunca deixa de ouvir a parte contrária, e isto tem valor. A crítica política ajuda muito ao político”, acrescentou Melo.

Também se manifestaram, na homenagem, os vereadores Mônica Leal (PP), Cassiá Carpes (PP), Lourdes Sprenger (MDB) e Jonas Reis (PT). O vereador Henry Ventura (PSDB) e os secretários municipais Cassio Trogildo e André Machado acompanharam a cerimônia, além dos ex-vereadores Nelcir Tessaro e João Carlos Nedel e do diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor.

Histórico

Natural de Porto Alegre, Taline viveu a infância em Tapes, região Sul do Estado. Formada em Jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), iniciou a carreira como repórter na editoria de política do jornal Correio do Povo. Escreveu ainda para a Revista Voto. Recebeu, em março de 2020, o Troféu Mulher Cidadã na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadã emértiaTaline Oppitz