SOLENE

José Aveline Neto recebe diploma de Honra ao Mérito do Legislativo de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Diploma de Honra ao Mérito ao sr. José Aveline Neto, em proposta do vereador João Bosco Vaz.
Cerimônia foi presidida pelo vereador Cassiá Carpes (PP) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou no dia 4 de setembro o diploma de Honra ao Mérito ao fundador, diretor-editor e proprietário da revista GOOOL, José Aveline Neto. A distinção, proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), foi entregue em Sessão Solene, no Plenário Ana Terra, conduzida pelo vereador Cassiá Carpes (PP). A cerimônia também destacou a comemoração dos 40 anos da publicação produzida por Aveline.

Em sua fala, Bosco destacou o espírito empreendedor, batalhador e sonhador de Aveline. Relembrou que em 1983, quando presidia a Asssociação dos Cronistas Esportivos do RS, foi procurado por Aveline, que queria uma carta de apresentação para poder angariar patrocinadores para a futura revista. "Nascia então a revista GOOOL, com um nome simples, usual e maravilhoso." Reforçou que em tempos de foco nas redes sociais e de fechamento de jornais e emissoras de rádio, Aveline tem conseguido manter a revista por 40 anos. "É preciso reconhecer as pessoas em vida, o trabalho e a qualidade pessoal delas. Pessoas como Aveline que colaboram com o desenvolvimento da nossa cidade."

Aveline disse estar feliz e lisonjeado com a homenagem. "É um diploma pelo qual tenho respeito e consideração. Um título de valor significativo." Emocionado, relembrou o surgimento da revista a partir da carta de Bosco. "Não foram quatro, quarenta ou quatrocentos dias. Foram 40 anos ininterruptos de uma luta incessante e de uma resiliência monumental." Esta travesssia, acrescentou Aveline, teve muitas pedras, espinhos e sofrimento, mas "a partir daquela carta, me senti na obrigação de fazer um trabalho decente e de interesse do leitor." Por fim, agradeceu a todos os leitores, patrocinadores e aos colegas da grande imprensa pelo apoio que sempre deram à GOOOL.

História

Há 40 anos no mercado editorial, a Revista GOOOL registra os principais acontecimentos esportivos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Tendo como exigência a qualidade editorial e gráfica e como filosofia a ética jornalística, a meta da revista é a satisfação do leitor. Baseado nisso, a GOOOL consolidou-se como a revista de todos os esportes e a preferida dos gaúchos. O primeiro número, em 1983, foi uma edição dedicada exclusivamente a um jogador símbolo do Internacional, Valdomiro Vaz Franco. Dezenas de jornalistas testemunharam e escreveram seu depoimento sobre aquele que representou um marco na história do clube octacampeão gaúcho e tricampeão brasileiro. Em apenas três dias, 5 mil exemplares esgotaram-se nas bancas. 

Nesse primeiro ano também o Grêmio conquistou a América e o Mundial, em Tóquio. A Revista GOOOL documentou as façanhas tricolores. Era o início de uma jornada no mercado editorial impresso do Rio Grande do Sul. Em 1983, a visibilidade e a notoriedade conquistada pela Revista GOOOL já era uma realidade, nesse primeiro ano editorial da publicação. Os anos se passaram e muitas outras edições foram às ruas com sucesso. Mas o editorial da Revista GOOOL não se restringiu apenas ao mundo futebolístico, e sim à cobertura de todos os esportes, valorizando em especial o esporte gaúcho. 

Os 40 anos ininterruptos de atividade da Revista GOOOL devem-se, essencialmente, aos órgãos de classe, jornalistas, colaboradores, anunciantes, patrocinadores, grande imprensa e outros de estimáveis contribuições. E são 40 anos de trabalho, imparcialidade, ética e, sobretudo, respeito ao público leitor.

 
 
Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Edição Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) e Milton Gerson (reg.prof. 6539)