Cosmam

José Freitas pede mais rigor para liberação ambiental para obras em Porto Alegre

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador José Freitas.
Movimentações de plenário. Na foto, o vereador José Freitas. (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Porto Alegre – Em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que debateu a licença para instalação de um novo loteamento no bairro Ipanema, na Capital Gaúcha, José Freitas ressaltou que devem ser observadas as questões socioambientais por parte do Executivo.

“Várias vias da cidade estão congestionadas e, como gestor ambiental, me entristeço em ver nossa cidade crescendo de forma desorganizada, sem nenhum tipo de planejamento”, ponderou o parlamentar.  

Freitas ainda frisou não ser contrário ao desenvolvimento urbano de Porto Alegre, desde que seja de forma sistemática, levando-se em consideração fatores como mobilidade e sustentabilidade. “E, acima de tudo, que seja de prévio acordo com a comunidade civil organizada”, frisou.

A reunião contou com a participação de moradores, representantes do município e entidades representativas para debater a respeito da remissão de licença, emitida inicialmente em 1996 pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental RS (Fepam), seguindo o Plano Diretor vigente à época.

“Por se tratar de uma liberação de 20 anos atrás, o Executivo precisa atualizar as informações para embasar esta nova emissão”, defendeu.