Julieta Battistioli conclui Oficina de Língua Portuguesa

Foi encerrada, nesta quinta-feira (10/9), a Oficina de Língua Portuguesa Acentuação Gráfica, promovida pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli. Sob a orientação da taquígrafa Vera Pivetta, essa atividade reuniu servidores efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Porto Alegre que se atualizaram sobre o Acordo Ortográfico de 1990. Firmado entre países de língua portuguesa, o acordo alterou diversas regras de grafia de palavras e, no Brasil, entrou em vigor em janeiro de 2009.
Para novembro está programada a realização de uma segunda oficina de português, desta vez com atenção ao Sinal da Crase e suas Dificuldade e o Emprego dos Porquês. Vera Pivetta é graduada em Letras, tem mestrado na área e já ministrou anteriormente cursos de língua portuguesa na Escola do Legislativo. A promoção desse tipo de curso atende a reivindicação de servidores, em manifestações feitas no Levantamento de Necessidades realizado anualmente pela Julieta Battistioli.
Acordo
O Acordo Ortográfico de 1990 pretendeu instituir uma ortografia oficial unificada para o idioma. O objetivo foi pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra no restante dos países de língua oficial portuguesa. Também foi considerado que essa unificação deveria contribuir para aumentar o prestígio internacional do português. Na prática, o acordo estabeleceu uma unidade ortográfica de 98% das palavras, contra cerca de 96% na situação anterior.
Assessoria de Imprensa / CMPA
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)