Frente Parlamentar

Juntos pela Vida: III Caminhada do Setembro Amarelo convida a cidade a se unir pela prevenção do suicídio

Juntos pela Vida: III Caminhada do Setembro Amarelo convida a cidade a se unir pela prevenção do suicídio
Juntos pela Vida: III Caminhada do Setembro Amarelo convida a cidade a se unir pela prevenção do suicídio

 No próximo domingo, dia 3 de setembro, o Parque da Redenção, em Porto Alegre, estará “vestido de amarelo” para acolher todos aqueles que acreditam na vida.  Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio e promover uma cultura de apoio emocional, o evento está programado para começar às 9h30min e seguir até as 15 horas, e o ponto de encontro será junto ao Monumento da Expedicionário.

A iniciativa - que agora é Lei de autoria da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino - contará com uma série de atividades ao longo do dia, todas direcionadas para lembrar a comunidade da importância de cuidar da saúde mental e trabalhar a prevenção de suicídio. Este ano, o evento ganhou força com a adesão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, tornando-se co-promotora do evento ao lado da Câmara de Vereadores.

A iniciativa também foi da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino que tem a saúde mental como propósito de seu mandato, e como presidente da Frente Parlamentear de Prevenção ao Suicídio e Automutilação buscou a parceria com a prefeitura. "A prevenção do suicídio é um compromisso que todos nós devemos assumir, deveria ser uma causa de todos. É uma questão que requer acolhimento, compreensão e solidariedade", ressalta a parlamentar. "Ao reunirmos diversas entidades em um só evento, demonstramos a importância do tema e o poder da colaboração na promoção do Setembro Amarelo."

A caminhada Juntos pela Vida é aberta a todos que quiserem participar, e o único pedido é que os participantes vistam a cor amarela como um gesto de apoio ao Setembro Amarelo, o mês internacionalmente reconhecido para a conscientização sobre prevenção do suicídio. O evento contará com várias bancas de serviços, localizadas junto ao Monumento ao Expedicionário, incluindo a Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação da Saúde Mental e os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS); o SINE municipal com ofertas de emprego; as entidades médicas, como a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Conselho Regional de Medicina (Cremers), Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul; a Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação Estadual da Saúde Mental e o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio; o CVV (Centro de Valorização da Vida); a Polícia Civil, com a divulgação do Programa Papo Responsa; a Pacto POA; a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), a Casa Marta e Maria e os grupos  Projeto Família, Nata e Narep.  

 

Além da caminhada, serão oferecidas algumas atrações, conforme programação abaixo:

9h30: Exposição das bancas

10h: Apresentação da Banda Primeira Arte

11h: Cerimonial

11h30: Início da Caminhada (José Bonifácio/Osvaldo Aranha)

12h10: Apresentações do CAPS AD Esperança e do Grupo Tocante (CAPS AD Passo a Passo)

12h50: Desfile e música do Esma Altos da Glória

13h40: Prática corporal YOGA com o CAPS AD III Girassol

14h10: Atração musical com o CAPS Flor de Maio

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228