SESSÃO SOLENE

Legislativo entrega Comenda Porto do Sol a Solimar Amaro

Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Solimar dos Santos Amaro
Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Solimar dos Santos Amaro (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (23/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou a Comenda Porto do Sol a Solimar Amaro. A Sessão Solene de outorga foi realizada no Plenário Otávio Rocha e a proponente foi a vereadora Mônica Leal (PP). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

A proponente falou da importância da Comenda Porto do Sol, que cada vereador pode fazer somente duas indicações durante o mandato de quatro anos. “Hoje, tenho a alegria de homenagear uma pessoa de atuação igualmente destacada, sobretudo na área social e institucional da capital. Alguém que esta mesma Câmara homenageou em 2015, quando este gaúcho, nascido em Rio Grande, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, em proposta do meu colega progressista e ex-vereador João Carlos Nedel”, lembrou Mônica.

A parlamentar contou um pouco da trajetória do homenageado, salientando sua atuação na área social, como na Kinder, Fundação Pão dos Pobres, Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, entre outras. “Solimar Amaro, a tua trajetória de vida já vem sendo reconhecida, quando visivelmente acompanhamos a tua caminhada, que está em plena colheita, com muito chão já sedimentado pelo teu talento, pela tua vocação e, felizmente, com muita estrada ainda pela frente”, declarou a proponente.

Solimar recordou de quando recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre e enfatizou a honra em receber distinções daquele porte. “Porém, receber a medalha Comenda Porto do Sol entendo que se trata de um compromisso maior, de estar a serviço e atendo às necessidades da sociedade”, salientou. 

O homenageado agradeceu a formação familiar e religiosa que recebeu, bem como às instituições pelas quais passou. “Desconfio que meus pais, quando me tingiram na escrita com este nome ‘Solimar’, sol e mar, foi uma junção, unção, missão, envio, de inspirar, para ser mais fecundo na vida de tantos que precisam de nós. Pois, afinal, estamos aqui a serviço”, completou.

História

Solimar Amaro é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Irmão José Otão, membro do Conselho de Curadores/Universitário, e diretor-presidente da Associação Irmão Norberto Rauch – entidades integrantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Psicologia pela PUCRS e pós-graduação na FISUL. Igualmente, é pós-graduado em gestão de pessoas na ESPM, e em Gestão e Patrimônio Marista (Universidade de Guadalajara – México), bem como possui Mestrado em Educação.

Já foi presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, na cidade de Porto Alegre, superintendente da Kinder – clínica e escola, gerente socioeducativo da Fundação Pão dos Pobres, conselheiro do CONANDA – Ministério da Justiça (DF), diretor administrativo adjunto do Hospital São Lucas da PUCRS, entre outros.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)