PLENÁRIO

Legislativo homenageia a ASTEC

Período de Comunicações em Homenagem à Associação dos técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre – ASTEC. - Proponente: Ver. Jonas Reis
Período de comunicações em homenagem à Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (ASTEC), com proposição do vereador Jonas Reis (PT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (30/10) uma homenagem para a Assossiação de Técnicos de Nivel Superior no Municipio de Porto Alegre (ASTEC). A inicitiva foi feita pelo vereador Jonas Reis (PT), com apoio da Mesa Diretora. 

O proponente falou que a ASTEC é um dos grandes pilares para a valorização das políticas públicas aos trabalhadores. “Se dedicam há muitos anos, para cada vez mais, com maior capacidade e precisão, atender os anseios da cidadania. Garantir, por exemplo, que as obras sejam desenvolvidas sem prejuízo para o futuro”, destacou. Jonas disse que não são os prédios públicos que dão direito à cidade, mas sim os servidores. O vereador relatou sobre um documento, feito por associados da ASTEC, sobre a valorização dos órgãos públicos, principalmente o DMAE, pois muitos políticos trabalham sem embasamento de causa em seus projetos.

O vereador Engenheiro Comassetto (PT) discursou que há uma construção de desvalorização aos servidores públicos e da qualidade tecnológica que precisa existir. “Todas as mazelas que aconteceram no último período são remetidas como se fossem responsabilidade do funcionalismo público”, criticou.

Presidente da ASTEC, Irineu Foschiera, comentou que a finalidade da Associação é congregar os técnicos com qualidade e valorização do trabalho. “Falamos aqui dos técnicos de qualidade que fazem com que o serviço chegue com eficiência, qualidade e preço justo, até as comunidades mais afastadas e excluídas”, afirmou. Ele ressaltou também que não há serviço público organizado sem a valorização dos técnicos. 

O vice-presidente da ASTEC, Edmilson Todeschini, declarou que a Associação sempre teve participação nas reivindicações, mobilizações e denúncias, e que esteve aberta ao dialógico para o bem do serviço público. “A ASTEC nunca vacilou em defender um plano de urbanismo sustentável, mesmo colidente com os interesse imobiliários”, afirmou.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)