SESSÃO SOLENE

Legislativo homenageia independência de Israel

  • Homenagem à Comemoração da Independência do Estado de Israel (Yom Ha'atzma'ut)
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Homenagem à Comemoração da Independência do Estado de Israel (Yom Ha'atzma'ut)
    Marcio Chachamovich, presidente da Federação Israelita do RS (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene na noite desta terça-feira (25/4) para celebrar os 75 anos da independência do Estado de Israel. A homenagem foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (PODE).

A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). “Em nome dos 36 vereadores, cumprimentamos Israel por seus 75 anos de independência”, afirmou Sossmeier. Ele destacou que o país “tem proporcionado diversas tecnologias ao mundo”.

Em sua fala, a vereadora Fernanda Barth ressaltou que, logo após a proclamação de independência, “começou a primeira de várias guerras em que o país sempre lutou para defender o seu direito a existir”. Ela destacou que “é preciso estar vigilante” ao antissemitismo e a “narrativas odiosas antissemitas”. 

Barth mencionou, ainda, “a busca por unidade, entendimento e diálogo interno”, e afirmou que “é na união do povo e no respeito absoluto à separação entre os poderes que a verdadeira democracia é nutrida, garantindo as bases para a paz e a harmonia doméstica”.

Em uma manifestação por vídeo, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, destacou que “o Brasil nutre fraternos laços com Israel desde sua fundação” e enfatizou que os dois países têm muito a compartilhar em termos de economia, cultura, ciência, diplomacia e intercâmbio de seus povos.

“Em um dia como este, em 14 de maio de 1948, David Ben-Gurion declarou a independência de Israel, estabelecendo um lar para o povo judeu em sua pátria ancestral”, destacou o presidente da Federação Israelita do RS, Marcio Chachamovich. “Nossos ancestrais lutaram e trabalharam duro para criar um Estado democrático, moderno e próspero em meio a um ambiente hostil e desafiador. Desde então, Israel sofreu inúmeras ameaças e desafios, mas demonstrou resiliência e determinação para superá-los”, afirmou.

“Hoje, Israel é um país vibrante, líder em tecnologia, inovação e empreendedorismo”, disse Chachamovich. Ele afirmou que o país tem uma “sociedade pluralista e tolerante” em que “todos têm direito a vez e a voz” e destacou que “neste curto período de 75 anos, a contribuição de Israel ao mundo é motivo de orgulho”.

História

Em 2023, o Estado de Israel comemora os 75 anos de sua independência, proclamada em 1948. O ato ocorreu no dia 5 do mês de Iyar do calendário judaico, que corresponde, no calendário gregoriano do presente ano, ao período entre o pôr do sol da terça-feira, dia 25 de abril, e a noite do dia seguinte, 26. Em hebraico, o dia é chamado de Yom Ha'atzmaut.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)