SESSÃO SOLENE

Legislativo homenageia os 85 anos da Fecosul

  • Sessão Solene em Homenagem a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul - FECOSUL.
    Biga Pereira entrega placa ao presidente da Fecosul (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em Homenagem a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul - FECOSUL.
    Guiomar Vidor, presidente da Fecosul (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene nesta segunda-feira (31/10) para homenagear a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul) por seu aniversário de 85 anos. A solenidade foi proposta pela vereadora Biga Pereira (PCdoB) e ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Em sua fala, a vereadora Biga destacou o trabalho da entidade em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras ao longo de sua história. Ela também se referiu aos desafios que permanecem para a melhoria das relações de trabalho no Brasil, ressaltando a situação das mulheres: “Na pandemia, sofreram sobremaneira. As creches estavam fechadas, e elas não tinham onde deixar seus filhos. Mesmo assim, lá estavam, trabalhando”, destacou.

O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, afirmou que a entidade surgiu da “efervescência da luta da jovem classe trabalhadora do Brasil” em um momento em que “a grande maioria dos trabalhadores brasileiros nada tinha”. Ele ressaltou as conquistas da categoria ao longo das décadas, relembrou a pressão exercida pela federação na redemocratização do País e valorizou a inscrição de direitos na Constituição Federal. Vidor chamou a reforma trabalhista, a reforma previdenciária e o teto de gastos de “maior regressão civilizacional que o País já enfrentou” e afirmou que “a Fecosul sempre foi rebelde e sempre esteve à frente da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras e na construção de um novo país”. 

“Eles tentaram sufocar os sindicatos, mas nós ressurgimos das cinzas. Queremos fortalecer a negociação coletiva e restabelecer os direitos que nos foram retirados”, disse. “Nossos 52 sindicatos filiados têm o pensamento do progresso, da justiça social e de um Brasil novo, que atenda aos interesses daqueles que produzem a riqueza deste país”, concluiu.

Histórico

A Fecosul foi fundada em outubro de 1938 por nove líderes dos comerciários gaúchos. Em 1943, o presidente do então Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre, Darcy Gross, resolveu refundar a federação, com a proteção do delegado regional do trabalho e do governo Getúlio Vargas.

Ao longo de sua história, a Fecosul participou de lutas em torno dos direitos trabalhistas, como a Consolidação das Leis do Trabalho (a CLT), ainda no governo Vargas, a redução da jornada semanal e o piso regional. Hoje, a federação representa mais de 500 mil trabalhadores e trabalhadoras em 470 municípios gaúchos, que estão organizados em 52 sindicatos. A Fecosul é filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)