LEI

Aprovado projeto que prevê retirada de fiação aérea das ruas em até 15 anos

Conforme o projeto, as empresas e as concessionárias terão prazo de 15 anos para realizar a substituição total da rede de fiação aérea existente por redes de cabeamento subterrâneo.

Centro de Porto Alegre. Cidade. Fiação elétrica. Fios. Poste.
Centro de Porto Alegre. Cidade. Fiação elétrica. Fios. Poste. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Projeto de lei estabelecendo que as redes de infraestrutura de cabeamento para a transmissão de energia elétrica, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica e de televisão a cabo deverão ser exclusivamente subterrâneas foi aprovado hoje (12/12) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A autoria da proposta é da vereadora Fernanda Barth (PSC) e do vereador Cassiá Carpes (PP). "Diversas cidades brasileiras e de outros países já possuem a fiação subterrânea, razão essa que se dá pelo crescimento dessas metrópoles e por questões de melhoria nos serviços de preservação ambiental e na qualidade de vida do cidadão", explicam os autores. Junto com o projeto foram aprovadas as emendas 01 e 03 .

Conforme o projeto, as empresas e as concessionárias terão prazo de 15 anos para realizar a substituição total da rede de fiação aérea existente por redes de cabeamento subterrâneo. Todos os custos para a substituição serão de responsabilidade das empresas. 

A proposta prevê que a conversão da rede aérea de cabeamento para rede subterrânea que exija a instalação de tubulações de cabos subterrâneos será executada preferencialmente pelo método não destrutivo. Tal método é o que não necessita de destruição ou danificação da camada superficial das ruas, avenidas, praças, calçadas e demais equipamentos públicos.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)