Sessão solene

Liana Timm é Cidadã de Porto Alegre

Liana Mahfuz Timm leu poema ao agradecer a homenagem  Foto: Camila Domingues
Liana Mahfuz Timm leu poema ao agradecer a homenagem Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (11/11) à noite, sessão solene em que concedeu o título honorífico de Cidadã de Porto Alegre à artista plástica Liana Timm. A homenagem, proposta pela vereadora Margarete Moraes  (PT), ocorreu no plenário Otávio Rocha da Câmara. Margarete afirmou que Liana "é uma referência de seu tempo", sempre se destacando por expressar emoções diante da vida utilizando diferentes técnicas. "O tempo de Liana é o mesmo da acensão do primeiro negro ao poder nos Estados Unidos, Barack Obama."

Margarete lembrou que os jovens de 1968 queriam reiventar a vida e estabelecer relações horizontais entre os povos, rechaçando a censura e todas as formas de autoritarismo da época. "Eles reivindicavam o direito à diferença. Faço essa comparação com Liana Timm porque ela traz algo de libertário no seu jeito de ser." Em seus trabalhos, disse a vereadora, Liana não distingue o figurativo do abstrato, com a utilização de novas tecnologias como arte digital. "Liana Timm construiu seu destino e sua vida, é uma pessoa bem-humorada. Participa das causas coletivas em defesa da arte e da cultura, trabalhando coletivamente com seus colegas."

Agradecendo a homenagem, Liana Timm chorou emocionada, na tribuna, e dedicou um poema aos parentes, amigos e vereadores presentes. Em sua fala, Liana Timm destacou que "a arte se vale também pelo que não se sabe, pelo que não se entende", com a possibilidade de mixar inteligência e intuição diante do imprevisível. "É preciso ultrapassar limites entre arte e vida e fazer da vida uma obra de arte, afastando certeza dos definitivos. Quero muito trânsito de idéias e ações. Como Proust, procuro fazer da vida uma viagem constante."

Presidindo a sessão, o vereador Adeli Sell (PT) lembrou a figura emblemática que Liana Timm representa e desejou: "Continue com sua subversividade, continue a nos encantar permanentemente".

Trajetória

Natural de Serafina Correa, Liana Mahfuz Timm é artista plástica, arquiteta, designer gráfica e poeta. Trabalha com linguagens multimídia, transitando por várias modalidades artísticas. Já publicou diversos livros de poesia e participou de inúmeros salões e exposições coletivas. Individualmente, Liana expôs no Memorial da América Latina (São Paulo), no Espaço Cultural dos Correios (Rio de Janeiro), na Fundação Cultural do Distrito Federal (Brasília) e no Museu de Arte de Santa Catarina (Florianópolis). Atualmente, é professora em cursos de especialização da PUC-RS e da Unisinos.

Artista multimídia, atualmente dedica-se à arte digital e a técnicas mistas em grandes formatos. Participou em causas coletivas e associações de classe, como o Movimento Gaúcho em Defesa da Cultura, a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa – da qual foi presidente na gestão 1983/1984 – e a Associação Nacional de Semiótica/Regional Sul. Liana já realizou 62 exposições individuais e 123 coletivas, publicou 19 livros e recebeu 13 prêmios.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)