Liderança

Sessão ordinária / Lideranças

Vereador Aldacir Oliboni
Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (4/5), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em seus discursos de Lideranças (ouça na Rádio Câmara a íntegra das manifestações):

DESCULPAS - Daiana Santos (PCdoB) disse que desde seu pronunciamento durante a sessão plenária da última segunda-feira recebeu elogios e críticas. Pediu desculpas àqueles que se ofenderam com a sua fala, porém, afirmou ser inadmissível ser atacada por críticas que fez ao projeto sobre a linguagem neutra nas escolas. "Não silenciarão os corpos como os meus.” 

REAJUSTE - Leonel Radde (PT) falou sobre a votação do reajuste salarial de 6% aos servidores públicos do Estado pela Assembleia Legislativa ontem. O parlamentar ressaltou que é preciso que os trabalhadores saibam quais os partidos estão a favor e contra a classe e leu a lista de partidos e deputados que votaram contra o reajuste de 10% solicitado pela categoria. 

APOIO - Aldacir Oliboni (PT) disse que em reunião de lideranças partidárias hoje de manhã a vereadora Daiana Santos (PCdoB) foi questionada sobre a sua fala durante sessão ordinária da última segunda-feira (2/5). Oliboni salientou, porém, que os parlamentares têm o direito de ter opinião, pois representam a sociedade. 

ACUSAÇÃO - José Freitas (REP) comentou o caso ocorrido na sessão de segunda-feira (2/5), quando acabou esquecendo o nome do colega Matheus Gomes (PSOL) em um aparte. Freitas reclamou que Gomes usou o episódio para fazer um vídeo no qual o acusa de ser racista. "Usou minha imagem indevidamente e responderá por isso", disse Freitas. 

DESRESPEITOMatheus Gomes (PSOL) respondeu a José Freitas (REP) alegando que a forma como foi tratado no momento do aparte foi desrespeitosa e configura um "ato de invisibilização". O parlamentar comparou o fato com o ocorrido na Câmara Municipal de São Paulo, onde um vereador foi desfiliado de seu partido por causa de uma fala racista.

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)