Lideranças

Lideranças / Sessão ordinária

Vereadora Bruna Rodrigues
Vereadora Bruna Rodrigues (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (03/10), da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

 

SURDEZ - José Freitas (REP) ressaltou em seu discurso a fala do diretor regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Diego Silva, sobre o Setembro Azul. De acordo com o parlamentar, ele e seu gabinete estão trabalhando desde 2016 para criar a central dos surdos, intérpretes de libras. ”Isso começou a virar uma realidade em 2019, com a sanção da nossa lei, com o chamamento público que a Prefeitura fez para efetivar a instalação da central”, revelou Freitas.

 

ELEIÇÕES - Leonel Radde (PT) falou sobre as eleições, que ocorreram no domingo. Segundo Radde, pessoas que não defendem a democracia se elegeram a partir do processo democrático. Ele também destacou a questão do passe livre e da necessidade de clareza sobre o tema para a votação do segundo turno. O parlamentar disse que ajuizou uma ação em relação à candidatura da vereadora Comandante Nadia. "Não é possível que nós, como população, tenhamos dado 3 milhões de reais do Fundo Partidário, dinheiro público, para uma candidatura laranja”, concluiu o vereador.

 

AGRADECIMENTO - Bruna Rodrigues (PCdoB) agradeceu ao povo gaúcho pelos mais de 50 mil votos recebidos e destacou a importância da representatividade no âmbito político. “Essa eleição mostrou ao povo gaúcho que não bastava ter banner espalhado por toda a cidade, que não bastava ter os maiores recursos, porque não foi a bancada negra que teve os maiores recursos”, disse a vereadora.

 

ELEIÇÕES - Aldacir Oliboni (PT) comentou sobre a eleição ocorrida neste domingo e fez uma leitura do pleito, dizendo que houve falta de diálogo, que o povo não quer mais um governo e nem a continuidade de um governo negacionista e irresponsável, que levou a mais de 600 mil mortes no Brasil. O vereador ainda afirmou que somente em períodos eleitorais foram criados mecanismos para aprovar certos benefícios que atingem as camadas mais pobres da sociedade. “Eu tenho certeza que no segundo turno o povo brasileiro vai ter uma leitura melhor de quem vai governar para todos e não por alguns”, declarou Oliboni. 

 

APOIO - Claudio Janta (SOLIDARIEDADE) parabenizou os vereadores eleitos para os cargos de deputado estadual e federal. Janta disse que, segundo o líder da oposição, alguns nomes não foram eleitos por causa da polarização e do vínculo  com o  prefeito Sebastião Melo. “Prefeito que entrega as necessidades da população, prefeito  que abriu mais postos de saúde até às 22 horas, ampliou os horários das creches, um prefeito que vem fazendo entregas à população, que vem mantendo a passagem a R$ 4,80 e está mantendo a isenção para os estudantes”, completou o parlamentar.

 

ORGULHO - Idenir Cecchim (MDB) se disse feliz com o resultado das eleições, principalmente com o resultado das eleições dos vereadores da Casa. O presidente do Legislativo ressaltou o esforço dos candidatos e que este deve ser motivo de orgulho para todos da Câmara. “Pedro Ruas como candidato a vice, Nádia como candidata ao Senado, Robaina como candidato a suplente, Tanise Sabino como candidata a vice-governadora, e todos os candidatos a deputado estadual e federal. Poucas Câmaras no Brasil tiveram um índice de eleição quanto a Câmara de Porto Alegre, isso não é pouca coisa. Estou muito orgulhoso de estar a presidir uma Câmara tão qualificada", destacou Cecchim.  

 

ELOGIOS - Moises Barboza (PSDB) parabenizou o resultado em Porto Alegre, os candidatos do seu partido ao pleito estadual, e saudou o vereador Kaká D’Ávila, "que defendeu o seu mandato e as suas ideias, com a sua forma peculiar de debater a empregabilidade e renda". Acrescentou ainda o vereador: “é a festa da democracia e a gente demonstra a qualidade do parlamento da capital. Quero reforçar aqui os parabéns a todo o colega que se colocou à disposição”.

Texto

Josué Garcia / Eduarda Burguez (estágiario de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)