Lideranças

Sessão ordinária / Comunicações e Lideranças

  • Vereador Cláudio Janta
    Cláudio Janta (SD) (Foto: Cristina Beck/CMPA)
  • Vereadora Daiana Santos
    Daiana Santos (PCdoB) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (31/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras falaram em tempos de Comunicações e Lideranças sobre os seguintes temas:

 

MUDANÇAS - Pedro Ruas (PSOL) afirmou que a vitória de Lula, na noite de ontem,  mudou o Brasil. “Para nós, mulheres e homens que militaram pela causa de Lula presidente, foi um dia muito especial. Colocamos todos os nossos esforços no sentido de termos um outro rumo para o país”. De acordo com o vereador, Lula representa um novo modelo político, uma nova forma de gestão, um compromisso social com o patrimônio público e com o futuro do país. (J.S)

AGRESSÕES - Leonel Radde (PT) lembrou da eleição, ganha por Lula, e falou das agressões que, de acordo com ele, sofreu do vereador Alexandre Bobadra (PL), durante a campanha a governador e presidente. Ele também ressaltou o caso da deputada federal Carla Zambelli (PSL), que sacou uma arma durante confusão envolvendo eleitores do PT. Leonel ainda disse aguardar o presidente Jair Bolsonaro se manifestar sobre o resultado da eleição. (J.S)

PARABÉNS -  Daiana Santos (PCdoB) subiu à tribuna para parabenizar Porto Alegre. “Porto Alegre deixou de acreditar em mentiras neste período eleitoral. Acreditando naquilo que deveria ter feito, inclusive, em 2020”. A vereadora destacou a necessidade de uma retomada do país, que, de acordo com ela, foi achacado por uma série de inconsequências e de uma política inconsistente, que fomenta a violência, libera armas, taxa livros e fala de ideologia de gênero de forma distorcida. (J.S)

ROSA - Lourdes Sprenger (MDB) comentou o encerramento da campanha do Outubro Rosa e da visibilidade que as entidades que apoiam a causa conseguiram ganhar nos últimos anos. Segundo a vereadora, o que tem sido constatado nas redes sociais é o diagnóstico precoce e as funções que devem ser exercidas pelo poder público para o início de tratamento. “Não é só fazermos campanhas de conscientização, mas também a área da saúde ter esse atendimento com a rapidez e não deixar ultrapassar prazos. Pois quando se trata de uma doença desta magnitude precisa de urgência e ação imediata”. (EB)

PREVENÇÃO - Mônica Leal (PP) tratou do caso de uma menina de 11 anos que morreu após se pendurar em uma goleira. Explicou que a criança acabou morrendo por traumatismo craniano, depois de a goleira cair sobre sua cabeça. “Recebi um depoimento de uma cirurgiã pediátrica da equipe de trauma do HPS que atuou no atendimento. Ela relatou que aquele não foi o primeiro caso e que já atendeu 4 ou 5 crianças por queda de goleira.” Mônica alertou sobre a necessidade da atenção,  manutenção e prevenção das estruturas de praças, condomínios e clubes. (VG)

LULA - Aldacir Oliboni (PT) afirmou que a esquerda brasileira ainda é forte e operante dentro das políticas nacionais. Pontuou as grandes coligações que o PT fez com diversos partidos nessa campanha. ”O nosso candidato Lula, pode não só, como diz o gaúcho, ultrapassar fronteiras, mas dialogar com todos os segmentos da sociedade. Menos aqueles que, na verdade, fazem da política o ódio”, afirmou Oliboni.  (VG)

SAÚDE - Mari Pimentel (NOVO) constatou que a verba da saúde não recebeu aumento do reajuste orçamentário. “O recurso que teríamos para a saúde não está chegando em 2023”, afirmou. Mari exigiu que o tema da saúde seja priorizado durante as discussões sobre as diretrizes orçamentárias do município. A vereadora também sinalizou a redução de R$ 30 milhões da verba na segurança pública do município. (VG)

LIBERDADE - Moisés Barboza (PSDB) parabenizou a vitória do governador reeleito Eduardo Leite e falou sobre o trabalho e a dificuldade que o PSDB superou durante a campanha para governador. Barboza pontuou o discurso de Leite como respeitoso e democrático, principalmente com seus adversários e coligações. “O nosso apelo, em nome do PSDB, é que a democracia e liberdade de escolha da população sejam respeitadas”, afirmou. (VG)

OPOSIÇÃO - Comandante Nadia (PP) expressou sua oposição contra o governo do Lula e fez diversas críticas às ideologias defendidas pela esquerda. “É revoltante ver um homem condenado em mais de três instâncias ser eleito. O criminoso volta, sim, à cena do crime”, afirmou Nádia. (VG)

DIVISÃO - Airto Ferronato (PSB) ressaltou a festa da democracia e a grande divisão que se formou no estado e no país. Espera que haja calma nos ânimos pelo direito à diversidade e aos que pensam diferente. “Esta vitória alcançada é a vitória do respeito à democracia. Por isso, o desafio que têm nosso presidente e nosso governador é que cumpram suas promessas, que olhem para nosso povo e no apaziguamento necessário.” (EB)

VITÓRIA - Cláudio Janta (SD) destacou sua trajetória política, que começou em 1980. Janta afirmou que durante anos na política perdeu e ganhou eleições e que é inadmissível não aceitarem o resultado do pleito nacional. “Congresso Nacional, Senado e Câmara reconheceram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro Joaquim Barbosa reconheceu, Sérgio Moro, reconheceu”. Janta diz que não vai admitir golpe. (J.S)

Texto

Josué Garcia, Eduarda Burguez e Vinícius Goulart (estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)