PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Vereadora Lourdes Sprenger na tribuna
Vereadora Lourdes Sprenger na tribuna (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (24/04), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

BOLSONARISMO - Roberto Robaina (PSOL) falou sobre a nomeação do assessor do vice-prefeito Ricardo Gomes (PL), Mateus Colombo Mendes, que cumpria, durante o governo Bolsonaro, o cargo de secretário de Comunicação Institucional. “Se isso não é promover o Bolsonarismo na cidade de Porto Alegre, então não temos explicação para uma nomeação desse tipo”, criticou. (EB)

EDUCAÇÃO - Mari Pimentel (NOVO) comentou sobre os robóticos que conquistaram o prêmio mundial de robótica, nos Estados Unidos. A vereadora pontuou que a cultura da educação é o que falta para a Capital. “Estes jovens vão voltar para a Lomba do Pinheiro como heróis, como crianças que mostram que a educação pode realmente trabalhar com sonhos”, afirmou. (EB)

FIOS - Fernanda Barth (Podemos) falou sobre o projeto de lei de sua autoria e do vereador Cassiá Carpes (PP), que virou notícia no Jornal GZH. A parlamentar leu a matéria, que destacava a quantidade de fios roubados no Estado. “Só em Rio Grande, no sul do Estado, foram 2.731 ocorrências”, declarou. Para a vereadora, a situação é endêmica, por isso pediu mais atenção em relação aos furtos. (J.S)

 

ABANDONO - Lourdes Sprenger (MDB) apontou que o canil municipal de Porto Alegre não é um local para apenas deixar os animais. Segundo a vereadora, hoje, o canil possui 180 animais, e que para melhorar o atendimento é preciso formalizar contratações. Ela citou um programa de TV que denunciava o abandono de um cachorro. As providências foram tomadas, porém, Lourdes destacou que este é um problema amplo, que necessita de um profundo debate, além de recursos. (J.S)

 

PROJETO - Cassiá Carpes (PP) ressaltou o projeto de lei que foi a votação sobre a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios, de autoria do vereador Cláudio Janta (SD). Para o vereador, “aliar esporte com bebida é algo muito difícil”. Ele disse que apesar do amplo debate que a pauta propõe, votará contra o projeto. (J.S)

 

MENTIRAS - Giovani Culau (PCdoB) tratou sobre a desinformação, que segundo ele, prejudica a saúde, como as notícias falsas sobre as vacinas que influenciaram as pessoas a não se vacinarem. Culau destacou que, tanto as redes de ódio na internet, quanto a desinformação de hoje, são “altamente vinculadas ao governo anterior, governo Bolsonaro”. (J.S)

MORADIAS - Engenheiro Comassetto (PT) ressaltou as oportunidades que estão sendo construídas no Brasil, especificamente do Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o vereador, a Capital perdeu diversas oportunidades de implantação do programa na cidade. “Porto Alegre está perdendo estas oportunidades se não se preparar legalmente para receber tudo isso”, realçou. (EB)

REFORMA - A vereadora Biga Pereira (PCdoB) discursou sobre os movimentos dos trabalhadores, que estão criticando a reforma trabalhista: "Os marcos regressivos da reforma trabalhista, pelo direito previdenciário, pela mobilização dos empregos”. A vereadora afirmou que luta pelos direitos dos trabalhadores e quer a redução da taxa de juros, ela também pontuo as promessas da reforma trabalhista que não foram realizadas.

SINDICATO - O vereador Cláudio Janta (SD), falou sobre a decisão do supremo que reconhece a contribuição negocial entre as partes de um acordo coletivo, entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato das empresas, “É uma luta do movimento sindical a muito tempo”, afirmou o vereador. Janta também alegou que é contra contribuição sindical, mas quer o direito que toda negociação tem, “Nós queremos o direito de ter uma boa convenção, um bom acordo e que quem se beneficiar contribua”.

Texto

Eduarda Burguez, Josué Garcia e Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)