PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Vereadora Vitória Cabreira
Vitória Cabreira (PCdoB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (31/05), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

PRODUTORES Fernanda Barth (PODE) falou sobre o programa de aquisição de alimentos do município, e que todas as suas emendas foram destinadas para a área rural da Capital. Também foram destinadas emendas para a capacitação e qualificação dos produtores que querem migrar para a alimentação orgânica. “Eu tenho um trabalho de reconstrução e apoio à área rural”, afirmou. (EB)

 

RURAIS Engenheiro Comassetto (PT) se associou à fala da vereadora Fernanda Barth (PODE), e solicitou a retomada da sede do Centro de Eventos da Vila Nova, em que fica o Sindicato de Produtores Rurais da Vila Nova. O vereador ainda falou sobre a medida provisória que prevê a compra dos pequenos agricultores, que foi retirada. (EB)

 

TRI Vitória Cabreira (PCdoB) discursou sobre o direito ao TRI escolar para os estudantes do município. “Em torno de 80 mil estudantes perderam o direito ao TRI escolar, pela burocracia da EPTC e da Prefeitura”, declarou. As críticas feitas pela vereadora remetem à burocracia que os estudantes enfrentam para solicitar o TRI escolar, sendo 25 dias úteis para a EPTC fiscalizar os documentos demandados e liberar o uso do TRI. (VG)

 

COMBUSTÍVEL – Jessé Sangalli (Cidadania) tratou sobre o preço dos combustíveis no País e abordou a volta da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. Jessé afirmou que a redução de R$ 0,40 anunciada pelo presidente Lula (PT) foi uma mentira, e que ela não se deu pela nova forma de cobrança, mas sim pela queda do dólar e do preço nas refinarias. (EB)

 

PROBLEMAS – Jonas Reis (PT) comentou sobre o lixo e o problema da limpeza urbana no município. O vereador questionou o valor que está sendo pago para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) pelo serviço que está sendo entregue. Jonas também falou sobre os problemas na educação e saúde da Capital. Ele ressaltou, ainda, o que chamou de “chantagem” contra a estrutura de ministérios do presidente Lula: “o Congresso ganhou para legislar, não para governar”, afirmou. (EB)

Texto

Eduarda Burguez e Vinícius Goulart (estagiários de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625) / João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)