PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

Vereador Ramiro Rosário
Vereador Ramiro Rosário (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão plenária desta quarta-feira (22/3), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

INSEGURANÇA — Cassiá Carpes (PP) afirmou que o País vive em insegurança após a volta da esquerda ao poder. De acordo com o vereador, o caos foi instalado, com alta na criminalidade. “A facção PCC, que eu esperava que não existisse mais, ressurgiu”, apontou. Ele também destacou o linguajar do presidente Lula, ao se referir ao senador e ex-juiz Sérgio Moro em entrevista concedida ontem (21/3). (J.S)

 

MORO — Jessé Sangalli (CIDADANIA) ressaltou as ações feitas pela Lava Jato em 2016 e questionou: “Quem mandou matar Moro?”. O parlamentar fez comentários sobre a fala do presidente Lula em entrevista ao jornal Brasil 247. “Existia um diálogo 'cabuloso' do PT com a facção que não podemos citar o nome", falou. Segundo Jessé, é possível que exista alguma relação entre a facção criminosa e o PT. (J.S)

 

DMAE — Roberto Robaina (PSOL) criticou a possível privatização do Dmae e a caracterizou como um ataque estrutural à cidade de Porto Alegre. “Já faz algum tempo que o Dmae está sendo sucateado, isso é um fato”, destacou Robaina. De acordo com o vereador, hoje, o Dmae atende a quase 100% da população da Capital, e esse importante departamento vai ser entregue para a iniciativa privada. (J.S)

 

ESGOTO — Idenir Cecchin (MDB) respondeu à fala do vereador Roberto Robaina (PSOL), alegando que o município tem capacidade de tratar 80% do esgoto, mas trata apenas 40%. “Nós não estamos falando aqui sobre privatizar a água, estamos tentando privatizar aquilo que pertencia ao DEP, o pluvial”, rebateu Cecchin. (J.S)

 

ÁGUA — Mari Pimentel (NOVO) reprovou os discursos feitos na tribuna da Câmara sobre o Dmae  e disse que não se pode reduzir o debate da água a uma autarquia. “Nós temos que ampliar o debate da água para levar a cada cidadão de Porto Alegre o que ele precisa: água limpa”, frisou. (J.S)

 

PRIVATIZAÇÃO — Alex Fraga (PSOL) lembrou que hoje é o Dia Mundial da Água, e que o acesso à água é um requisito básico que pode estar em ameaça no município de Porto Alegre. Alex apontou que, em diversas cidades, a privatização da distribuição, da coleta e do tratamento de água deu errado. “Nós temos que aprender com essas experiências ruins para não incorrermos no mesmo erro”, alertou o vereador. (J.S)

 

PALESTRA — Comandante Nádia (PP) fez um convite aos vereadores para uma palestra com o responsável pela concessão de saneamento do Rio de Janeiro, Bernardo Santoro. Segundo Nádia, o intuito da palestra é garantir um debate qualificado sobre o assunto. A palestra ocorrerá no dia 12 de abril, às 19h30, na Câmara Municipal.

SILÊNCIO — Ramiro Rosário (PSDB) abordou a operação que agiu contra o plano para matar Sérgio Moro e servidores públicos. O vereador parabenizou a Polícia Federal e ressaltou a frase dita pelo presidente Lula (PT) que só se sentiria bem quando pudesse ferrar Sérgio Moro. “O que está gritando até o momento é o silêncio do presidente da República, que teve ontem a sua verborragia de costume. Falou o que pensa, de forma grosseira, e agora? Onde está a fala de condenação do presidente para este ato comandado pelo PCC?”, questionou. (EB)

MELHORIAS — Professor Vitorino (MDB) falou sobre as melhorias realizadas nas periferias da cidade na gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB). O vereador apresentou obras de pavimentação e a retirada de lixo em bairros como a Chácara da Fumaça, na zona Norte da cidade, e a Vila dos Sargentos, no bairro Serraria. “Este é o Governo Melo, é o cara que acorda às 4h30 da manhã e que nos cobra serviços às 23h”, ressaltou. (EB)

ÁGUA — Biga Pereira (PCdoB) parabenizou o Dmae pelo trabalho realizado. Biga ressaltou que, nos últimos dez anos, a empresa perdeu 43% do efetivo de servidores, e nos últimos três  anos, teve que assumir as funções do esgoto pluvial. Em relação à privatização do Dmae, a vereadora afirmou que a empresa é um patrimônio dos portoalegrenses. (EB)

TERCEIRIZAÇÃO — Aldacir Oliboni (PT) falou sobre a privatização do Dmae e a grande quantidade de demandas que são realizadas por empresas terceirizadas. Para o vereador, o fato do DEP ir para o Dmae já sinaliza que pode se repetir o que houve com a concessão da Corsan pelo governo estadual. “Por que não sai concurso público, valoriza seu quadro ou demonstra a importância do Dmae para a vida do cidadão?”, questionou. (EB)

CONCESSÃOMauro Pinheiro (PL) falou sobre a privatização da saúde na Capital e ressaltou a melhora dos atendimentos nos postos de saúde. Sobre o Dmae, o vereador disse que espera o debate e aguarda o projeto de lei chegar na Câmara. “As concessões são importantes para o Brasil e para Porto Alegre, e devemos discutir quais os tipos de contrato e como fazer uma boa concessão para que a população seja beneficiada, e não algumas pessoas”, informou. (EB)

Texto

Eduarda Burguez / Josué Garcia (estagiários de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)