PLENÁRIO

Sessão ordinária / Lideranças

  • Movimentação de plenário, na tribuna vereadora Psicológa Tanise Sabino
    Psicóloga Tanise Sabino (PTB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Movimentação de plenário, na tribuna vereadora Fernanda Barth
    Fernanda Barth (PODE) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Nos discursos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (19/4), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

INVASÃO — Alexandre Bobadra (PL) mostrou uma reportagem afirmando que os agentes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) estariam sendo coniventes com as invasões da Praça dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. Bobadra disse, ainda, que sofreu heterofobia durante sua participação na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), e afirmou que "a esquerda não me deixou falar”. (J.S)

FUTEBOL — Cassiá Carpes (PP) criticou a primeira-dama, Janja Lula da Silva, que, segundo ele, estaria  gastando R$ 62 mil em um sofá e R$ 43 mil em uma cama e um colchão. Ele destacou que o presidente Lula viaja a outros países, mas não viaja pelos estados do Brasil, pois seria hostilizado pela população. Cássia ainda falou das investigações sobre o esquema de fraudes em resultados de jogos da Série A do Brasileirão e do Gauchão. (J.S)

INVESTIGAÇÃO — Jessé Sangalli (Cidadania) disse que a "casa do Lula caiu”, referindo-se às filmagens obtidas pela CNN, em que, segundo ele, o GSI teria sido conivente com as invasões da Praça dos Três Poderes. Jessé pediu a investigação dos atos e do presidente Lula. (J.S)

APOIO — Engenheiro Comassetto (PT) pediu que fosse instalado um apoio psicológico na Casa: “a loucura e as fake news trazidas pela extrema-direita na Câmara estão demais”, apontou. Ele comentou que o extermínio dos povos indígenas e o negacionismo promovido pelo governo Bolsonaro foram uma barbárie. Ele afirmou, ainda, que os vereadores devem se atentar aos problemas da cidade. (J.S)

CPMI — Fernanda Barth (PODE) falou sobre as invasões ao Palácio do Planalto, afirmando que as imagens mostram assessores do GSI junto dos invasores. A vereadora disse ter expectativas sobre a CPMI do Congresso para investigar os atos de 8 de janeiro, cuja instalação foi adiada para o dia 26/4. “Precisamos investigar e responsabilizar os verdadeiros culpados, dentro da lei e do processo legal existente. De forma justa e transparente, exigimos a CPMI”, afirmou. (EB)

 

DECRETO — Giovani Culau e Coletivo (PCdoB) falou sobre um decreto, publicado pelo prefeito Sebastião Melo, na semana passada. Para o parlamentar, o decreto é autoritário e teve como objetivo atingir a esquerda, mas, na realidade, afeta a educação do município. “O decreto da prefeitura ataca a própria lei municipal do sistema municipal de educação, que define respeitar o pluralismo de ideias", concluiu.


MENTAL — Psicóloga Tanise Sabino (PTB) utilizou a tribuna para falar sobre a saúde mental pós-pandemia, afirmando que a covid-19 impactou não somente a economia, mas também a saúde física, emocional e psicológica. A vereadora destacou a dor das crianças que perderam seus pais para a doença e também as dificuldades na Educação. Tanise convidou para o Simpósio “Saúde Mental em tempos de pós-pandemia”, que acontecerá no dia 27/4, às 13h30min, no Teatro da Amrigs. (EB)

LUXO — Pablo Melo (MDB) afirmou que o governo do PT fala que governa para os pobres, mas vive no luxo. Melo falou sobre os valores dos móveis comprados pela primeira-dama Janja e ressaltou que este dinheiro gasto em móveis poderia ser investido nas comunidades pobres da cidade. (EB)

CORDIALIDADE — Ramiro Rosário (PSDB) afirmou que houve cordialidade na forma que o governo Lula tratou os golpistas. Segundo Ramiro, Lula e o PT sabiam de tudo e inclusive participaram dos atos. “Cadê essa turma para investigar com firmeza o governo federal e a sua participação direta no que aconteceu em 8 de janeiro?”, questionou. (EB)

 

VIOLÊNCIA — Jonas Reis (PT) ressaltou que os bolsonaristas não assumem a responsabilidade pela violência atual, resultado de uma política armamentista. Ele lembrou dos investimentos feitos pelo presidente Lula, não mencionados no discurso dos vereadores de direita. O parlamentar também falou sobre uma escola interditada no município, por conta de uma caixa d'água sem manutenção, o que levou os alunos a ter disenteria.  (J.S)

PUNIÇÃO — Comandante Nádia (PP) destacou que as imagens da invasão ao Palácio do Planalto estão vindo à tona e que deve haver investigação sobre as pessoas que invadiram e quebraram o palácio. Segundo Nádia, nas imagens, aparece o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), assim como outras pessoas da segurança. (EB)

TRANSPORTE — Cláudio Janta (Solidariedade) ressaltou que precisa ser resolvida a questão do transporte público da Capital. Ele solicitou atenção ao Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Segundo Janta, o conselho está sucateado e abandonado. “Esperamos que a União faça um projeto de sistema de transporte nacional. Precisamos ter o subsídio para financiar a passagem dos trabalhadores, estudantes e pessoas com deficiência. Nós precisamos ter um sistema de transporte digno”, afirmou. (EB)

Texto

Eduarda Burguez e Josué Garcia (estagiários de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)