Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário
Vereadores em Plenário na sessão desta segunda-feira (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária de hoje (05/09) da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores e vereadoras falaram em tempo de Lideranças sobre os seguintes temas:

CANDIDATURA - Airto Ferronato (PSB) agradeceu às pessoas que apoiaram sua candidatura ao Senado e lamentou que sua candidatura não recebeu nenhum centavo do partido. Por isso, disse que com pesar estava comunicando ao partido e aos seus eleitores que retirou sua candidatura. “Com muita tristeza, não nos restou alternativa, se não com pesar retirar a minha candidatura ao Senado.”

7 DE SETEMBRO - Leonel Radde (PT) falou sobre a injustiça da divisão do fundo partidário, citado por Airto Ferronato (PSB). Também lembrou do 7 de Setembro e disse ser uma pena ter que defender a democracia justo nesta data. “Em qual nação minimamente desenvolvida nós teríamos um presidente se utilizando das Forças Armadas, de um desfile cívico, para fazer uma campanha eleitoral?"

EXÉRCITO - Mônica Leal (PP) criticou a fala do vereador Leonel Radde (PT). Disse não entender a fala do colega e defendeu o Exército Brasileiro. Segundo a parlamentar, a instituição com maior credibilidade no país são as Forças Armadas. “Enquanto for vereadora nessa Casa, não vou deixar alguém subir aqui e criticar as Forças Armadas porque acordou com vontade de bater em alguém.”

SUPREMO - Alexandre Bobadra (PL) falou sobre a interferência do Supremo Tribunal Federal no piso nacional dos enfermeiros, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o parlamentar, as melhorias que a lei traria aos profissionais foram retiradas. Bobadra falou sobre a derrotada tentativa da mudança constitucional no Chile, que, segundo ele, foi uma tentativa da extrema esquerda do país para implementar o estado bolivariano.

ENFERMAGEM - Jonas Reis (PT) criticou a decisão do STF que suspendeu a lei do piso da enfermagem. “Não podemos aceitar que o Supremo faça isso. É um desrespeito com a população. Os profissionais da saúde muitas vezes trabalham em dois ou três empregos para sobreviver, para poder botar comida na mesa. O piso poderia salvar eles para ter mais condições de vida e dignidade.”

ATAQUE - Bruna Rodrigues (PCdoB) diz se sentir feliz em usar a tribuna quando uma mulher está presidindo a Casa (no momento era a vereadora Mônica Leal, do PP). Bruna afirmou que o vereador Alexandre Bobadra (PL) faz parte de um projeto político que ataca mulheres, principalmente mulheres de esquerda. Ela pediu o uso consciente da Tribuna da Câmara.  

Texto

Eduarda Burguez e Josué Garcia
(estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)