SESSÃO SOLENE

Liliana Cardoso é Cidadã Emérita de Porto Alegre

  • Outorga ao Titulo de Cidadã Emérita de Porto Alegre à Senhora Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
    Cláudia e Liliana exibem o título da mais nova Cidadã de Porto Alegre (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Outorga ao Titulo de Cidadã Emérita de Porto Alegre à Senhora Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte
    Liliana Cardoso (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (14/12), a Câmara Municipal entregou o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre a Liliana Cardoso. A homenagem teve iniciativa da vereadora Cláudia Araújo (PSD) e ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

Cláudia Araújo disse se sentir orgulhosa em entregar esse título a uma mulher tão batalhadora e que inspira tantas outras mulheres. “Quando homenageamos uma mulher, estamos reconhecendo a história e o legado de uma cidadã. E uma mulher com uma história de vida repleta de lutas e conquistas como a da Liliana Cardoso, estamos enaltecendo todas nós mulheres, por lutarmos contra um mundo machista e muitas vezes preconceituoso”, ressalta.


Liliana comentou que por anos, sendo a voz que conduzia cerimônias na Assembleia Legislativa, sempre se emocionou pensando na trajetória da pessoa que recebe a homenagem e se fez merecedora e disse estar muito feliz de hoje ser essa pessoa merecedora de uma homenagem. “Creio que não haja nada mais gratificante para uma mulher negra e ativista do que reconhecimento. Não pela vaidade de ser reconhecida, mas pela afirmação coletiva de que nossos atos tiveram aprovação majoritária em meio a essa imensidão que é a diversidade dos seres humanos”.

 

Ela encerrou sua fala dizendo que deseja honrar esse reconhecimento e aprender com as experiências que ainda virão. “Me orgulho muito por esse título que estou recebendo, pelo propósito de ostentá-lo com o incentivo ao transformativo social que represento . O pé no chão, a periferia humilde das grandes cidades, a mulher e o homem negro, a cultura afro, a voz e vez das mulheres” finalizou.

Histórico

Natural de Porto Alegre, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Em 2023, foi a primeira mulher negra a ser eleita patrona dos Festejos Farroupilhas. Já recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do RS. Também foi escolhida por três vezes como melhor declamadora do ano, com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, e recebeu prêmios em festivais de poesia gaúcha e em rodeios nacionais e internacionais.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)