Mulher

Livro homenageia primeira vereadora de Porto Alegre

Familiares e vereadores na cerimônia Foto: Camila Domingues
Familiares e vereadores na cerimônia Foto: Camila Domingues

Dentro da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na terça-feira (11/3), o lançamento do livro Adorável Camarada, Memórias de Julieta Battistioli, organizado por Francisco Carvalho Júnior e Eliane Rosa Garcia, pesquisadores do Laboratório de História Oral (LHO) do Núcleo de Pesquisa em História (NPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Memorial da Câmara. A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos de Julieta (1907-1996) - a primeira vereadora da Capital -, que, em 2007, teria comemorado 100 anos.

A obra, de 80 páginas, apresenta entrevista concedida por Julieta, em maio de 1990, a Carvalho Júnior e Maria Luiza Martini, também do NPH, que desenvolviam trabalho sobre os antigos militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB). O livro também traz reproduções de notícias, fotos e documentos de Julieta. Cerca de 200 exemplares serão distribuídos pelo Memorial a pesquisadores e escolas. Em novembro, a publicação também será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. Informações pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Em nome da família de Julieta, a neta Naira Vasconcelos agradeceu o esforço da Câmara e do NPH para a publicação do livro e destacou sua importância. "A obra resgata a vida de uma mulher que deve servir de exemplo para todos por ter lutado sempre por um mundo mais justo e solidário”, afirmou.

Também participaram do lançamento o presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), e as vereadoras Maria Celeste (PT), Margarete Moraes (PT) e Maristela Maffei (PCdoB), além do vereador Claudio Sebenelo (PSDB).

Julieta

Nascida em 1907 em Palmares (RS), Julieta Battistioli chegou com um ano de idade à Capital, onde morou nos bairros Navegantes, São João e Passo d’Areia. Aos 12 anos, abandonou os estudos e passou a trabalhar em fábricas da Zona Norte, como as Indústrias Renner. De 1947 a 1951, como suplente de vereadora do Partido Social Progressista (PSP), substituiu, diversas vezes, os colegas Elói Martins e Marino dos Santos. Militante comunista e operária, no Legislativo ela defendeu as causas dos trabalhadores, como melhoria salarial e cumprimento da licença-maternidade nas fábricas.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)