Livro resgata trajetória das vereadoras de Porto Alegre
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre lançou, na sessão desta quinta-feira (12/3), o livro Gênero e Poder - Possíveis Contradições no Processo de Emancipação Feminina, da psicóloga Sonia Sebenelo, que resgata a trajetória das vereadoras da Capital. O lançamento faz parte da programação alusiva à passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de Março) e corresponde ao Volume 2 da Coleção Teses e Dissertações, inaugurada em 2008 .
Apresentado como dissertação do Mestrado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Gênero e Poder recupera, em 192 páginas, a atuação das mulheres entre as legislaturas de 1947-1951, a primeira a contar com uma vereadora (Julieta Battistioli), e 2000-2004. Nesse período, 25 titulares e suplentes ocuparam cadeiras no plenário, de um total de 29 até a atual legislatura.
Na cerimônia de lançamento, no Plenário Otávio Rocha, Sonia informou que o livro pretende instigar outras pesquisas acerca da questão de gênero na política. Segundo a psicóloga, ainda é precária a presença de mulheres nas esferas de poder, especialmente em parlamentos, como a Câmara, que, em 235 anos de história, teve 29 vereadoras.
Sonia disse que o Brasil tem um dos piores desempenhos em participação da mulher na política. "Em 188 países pesquisados, o Brasil fica atrás somente do Afeganistão, do Iraque e do Quênia", informou. Pela avaliação de Sonia, a pequena participação feminina na política deve-se hoje mais a questões subjetivas da própria mulher do que à proibição dos homens, como antigamente. Na sua opinião, agora são as próprias mulheres que não se sentem estimuladas a buscar uma candidatura.
Gênero e Poder será distribuído a escolas, instituições e pesquisadores interessados no tema pelo Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Também terá lançamento especial na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que se realizará em novembro. Informações: (51) 3220 4187 e 3220 4318.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)